AchèAchè
search
Título

Obesidade: Por que o corpo não é capaz de se livrar do excesso de gordura da alimentação?

Obesidade
Sintomas

19 de outubro de 2023

Uma alimentação desregrada, excessiva e pouco nutritiva contribui significativamente para o ganho de peso, que pode resultar em obesidade. Como o corpo de fato não é capaz de eliminar a quantidade de gordura proveniente de refeições exageradas, o que sobra acaba se acumulando no organismo, prejudicando a saúde do indivíduo em várias frentes.   

Fatores que favorecem a obesidade

“O metabolismo ‘aprendeu’ a reservar e economizar gordura para preservação da espécie, então toda vez que os indivíduos têm disfunções e má nutrição (nutrição celular inadequada), o corpo reserva gordura para se preservar. É como se existisse uma fome oculta gerada por diversos gatilhos e desequilíbrios metabólicos e sistêmicos que levam à obesidade”, explica a nutricionista Carla Cotta.
A especialista ressalta que não é somente o consumo de gordura na alimentação que leva à obesidade. Diversos fatores externos e até genéticos, que se iniciam no útero materno e/ou fazem parte do histórico familiar, contribuem para que haja obesidade. “Mesmo assim, os maus hábitos alimentares certamente alavancam o processo”.

Como tratar e evitar a obesidade?

O tratamento da obesidade deve ter estratégias específicas para cada indivíduo. Em geral, recomenda-se correção e adequação dietética aliada à atividade física que esteja direcionada à mudança da composição corporal (troca de tecido adiposo por massa magra). “O indivíduo com obesidade precisa também tratar o intestino, que é um dos possíveis gatilhos para esse quadro”, completa Carla.
Segundo a especialista, a dieta baseada em alimentos in natura, contendo pouca quantidade de alimentos processados e ultraprocessados e equilibrada em macro e micronutrientes, beneficia a saúde e a composição corporal adequada, com um menor percentual de gordura. “Além disso, evitar o sedentarismo e cuidar da saúde mental e emocional favorecem sobremaneira na prevenção da obesidade”, conclui a nutricionista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A obesidade é uma doença com componente genético?

Comer sem controle, sem uma educação alimentar, e não praticar exercícios físicos, são as principais causas para uma pessoa vir a sofrer com a obesidade, certo? No entanto, há outro motivo, nem tão conhecido do grande público, que pode desencadear a doença: o fator genético. Sim, os pais podem influenciar no futuro da criança e […]

Artigos
A importância da prescrição médica no tratamento da obesidade usando remédios

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente entre os brasileiros: o Ministério da Saúde identificou que o número de casos aumentou 60% entre 2006 e 2016. Apesar do crescimento, ainda há certa resistência e falta de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento com medicações para emagrecer com saúde e sobre a importância de […]

Artigos
Existem restrições alimentares específicas para quem está tratando a obesidade com medicamentos?

Por mais que um paciente esteja tratando a obesidade com medicamentos, esse é apenas um aspecto do tratamento, que deve ser mais completo. Afinal, se ele continuar se alimentando mal, o remédio não dará conta, sozinho, da perda de peso. É necessário que o fármaco atue em paralelo com uma dieta equilibrada e saudável, além […]

Converse com um dos nossos atendentes