A síndrome das unhas frágeis é um problema que debilita toda a superfície das unhas, torna-as moles e fáceis de quebrar e causa fissuras e descamações constantes. Apesar de os homens também serem diagnosticados com a síndrome, são as mulheres as mais afetadas. O uso frequente de produtos de limpeza é uma das principais causas das unhas fracas.
Síndrome das unhas frágeis pode ser causada por produtos químicos
“Produtos com alto teor detergente e substâncias cáusticas agridem a pele e as unhas”, afirma a dermatologista Marcela Benez. Como exemplos, podem ser citados alvejantes, detergentes, desinfetantes, desentupidores de canos e de vasos sanitários, limpadores de forno e de vidro e removedores de ferrugem.
A melhor maneira de prevenir que os produtos químicos entrem em contato direto com as unhas é usar luvas de borracha durante as atividades de limpeza. Outras dicas dadas pela profissional para evitar a síndrome das unhas frágeis são secar bem as mãos após lavá-las, evitando fungos e bactérias, e usar sempre hidratantes para as mãos.
Doutora Marcela chama atenção ainda para outro produto muito utilizado nas unhas e que pode contribuir para o seu enfraquecimento: “A acetona também é outra causa de síndrome das unhas frágeis”. Por isso, é importante dar preferência a removedores de esmalte sem acetona e evitar o uso contínuo de esmaltes, preferindo os exemplares livres de formaldeído.
Como é feito o tratamento das unhas fracas?
Já para fazer o tratamento corretamente, a primeira medida é investigar se a causa por trás da síndrome das unhas frágeis é o uso dos produtos químicos ou se existem alterações da tireoide, anemia e deficiências de vitaminas e minerais que devem ser corrigidas. “Além disso, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em biotina, zinco e silício, fontes de matéria-prima para as unhas”, conclui a dermatologista.
Foto: Shutterstock