AchèAchè
search
Título

A síndrome das unhas frágeis pode ser consequência de outros problemas de saúde? Quais?

Uncategorized

4 de novembro de 2023

A síndrome das unhas frágeis é uma condição que afeta a resistência e a força das unhas, deixando-as mais fracas e fáceis de serem quebradas, especialmente após traumas. Existem vários fatores que são capazes de levar ao desenvolvimento da síndrome, como uma má alimentação. Além disso, vários problemas de saúde podem ser citados. 

Carências nutricionais são causas da síndrome das unhas frágeis


“Distúrbios da tireoide, anemia, deficiências nutricionais, infecções, doenças como a psoríase e os eczemas e outras doenças sistêmicas podem causar a síndrome das unhas frágeis”, explica a dermatologista Bruna Fanton Gallo. 

A anemia, por exemplo, é uma condição que pode ser provocada pela carência de nutrientes, como as vitaminas do complexo B. Uma das vitaminas que pertence a esse complexo, a biotina, é a responsável pela manutenção da força das unhas. Quando em falta, pode enfraquecer as unhas. 
Vale ainda mencionar outras causas da síndrome das unhas frágeis destacadas pela especialista, como o envelhecimento, a menopausa, atividades profissionais, uso de certos tipos de medicamentos e o hábito excessivo de manipular as unhas e de lavar as mãos.

Causa da síndrome irá determinar a abordagem do tratamento


Segundo a dermatologista, para fazer o tratamento das unhas fracas corretamente, é necessário avaliar toda a saúde do paciente: “É importante fazer uma investigação minuciosa sobre possíveis causas, através do exame clínico e laboratorial, além de avaliar possíveis hábitos e ocupações do paciente. Dessa forma, direcionamos o tratamento para a causa”. 

Fazer o tratamento de acordo com as causas é muito importante, mas a dermatologista afirma que nem sempre é possível defini-las. “De maneira geral, orienta-se manter as unhas curtas, evitar possíveis traumatismos, como o hábito de roer as unhas, e evitar contato com substâncias químicas ou com a água de forma prolongada“, recomenda Bruna. 
Outra forma de combater a síndrome das unhas frágeis é recorrer aos tratamentos tópicos, que podem ser feitos com o uso de base esmalte, endurecedores e hidratantes, além de tratamentos sistêmicos, como a suplementação de vitaminas, principalmente de biotina. 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes