AchèAchè
    search
    Título

    O tratamento da osteoartrite é mais difícil para quem também tem gota?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite e a gota são doenças que afetam as articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a osteoartrite é uma condição degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, enquanto a gota é causada pela elevação dos níveis de ácido úrico no sangue, provocando um quadro de inflamação nas juntas. Será que o tratamento da osteoartrite é mais difícil para quem também tem gota? Descubra!

    A gota pode agravar o desgaste das cartilagens causado pela osteoartrite

    De acordo com o reumatologista Izaias Junior, o tratamento de quem tem as duas doenças associadas é mais desafiador porque esses pacientes podem ter um agravamento do processo de degeneração das cartilagens das articulações, aumentando a instabilidade e a dor.

    “A osteoartrite é caracterizada pela redução da cartilagem articular, levando a uma diminuição do espaço entre as duas superfícies ósseas e, consequentemente, à instabilidade e à dor articular. A gota, por sua vez, é uma doença que provoca repetidos episódios de inflamação das articulações. Essa inflamação é mediada por inúmeras substâncias que, entre outras coisas, levam à destruição da cartilagem articular, acelerando o processo de desgaste”, explica o especialista.

    Dr. Izaias alerta ainda que um quadro de gota sem tratamento pode provocar o surgimento da osteoartrite. “A gota pode levar a um quadro que chamamos de osteoartrite secundária, que é quando o desgaste articular é decorrente de um processo inflamatório. Se a gota não for tratada de maneira adequada, o processo de instalação da osteoartrite é ainda mais intenso”, informa o médico.

    Mudanças no estilo de vida podem ajudar no tratamento da osteoartrite  


    Em geral, o tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, visando diminuir a dor e a inflamação. No entanto, os métodos podem variar de acordo com cada caso e cabe ao especialista avaliar a melhor forma de tratar as doenças. Algumas mudanças de hábitos também são recomendadas, como controlar o peso, evitar bebidas alcoólicas, ter uma dieta mais saudável, evitando alimentos que podem aumentar os níveis de ácido úrico, como doces, carne vermelha e frutos do mar, e praticar exercícios físicos de forma regular.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/gota/

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes