A calvície, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é marcada pela queda de cabelos determinada geneticamente e é bem comum, especialmente entre os homens. Na maioria dos casos, ela começa a se desenvolver na juventude. Hoje, existem formas de tratamento contra calvície e elas devem ser seguidas continuamente.
Interrupção do tratamento faz calvície piorar
“A calvície é determinada geneticamente e não existe um tratamento que pare o processo. Desta forma, o folículo capilar deve ser estimulado constantemente para manter-se produzindo novos fios, que geralmente são mais finos na calvície”, afirma a dermatologista Ana Lucia Recio.
Os pacientes que começam o tratamento e, por alguma razão, interrompem-no correm o risco de ver a queda intensa dos fios voltar e, depois de um certo tempo, perder todo o progresso alcançado. Assim, a calvície pode piorar até chegar a um ponto irreversível.
Saiba como é feito o tratamento contra calvície
Segundo a especialista, a principal forma de combater o problema é usar medicações tópicas diariamente e, em alguns casos, medicamentos sistêmicos. “Geralmente, a calvície está associada ao aumento de oleosidade do couro cabeludo, sendo o uso de xampu antisseborreico uma medida útil para o controle da oleosidade”, explica a médica.
O tratamento contra calvície não demora muito tempo para fazer efeito. De acordo com Ana Lucia, em cerca de 3 meses já é possível observar o nascimento de novos fios. Mas, para ter um resultado satisfatório, é preciso aguardar 6 meses: esse é o tempo necessário para perceber um aumento considerável na quantidade de fios na cabeça.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/
Foto: Shutterstock