AchèAchè
search
Título

O que são os pés de galinha? Como evitá-los quando ficamos mais velhos?

Uncategorized

Por

3 de novembro de 2023

O termo “pés de galinha” se refere às rugas que se desenvolvem na região ao redor dos olhos. Elas aparecem no local pelo movimento repetitivo de abrir e fechar as pálpebras e pelos processos de envelhecimento e flacidez da pele. Ter cuidado com a saúde da pele ao longo da vida é essencial para evitar tais marcas e impedir que elas fiquem muito destacadas na velhice.

Como retardar o surgimento dos pés de galinha


“Os melhores métodos para prevenir e retardar o aparecimento dos pés de galinha consistem em evitar exposição solar intensa, usando protetor solar (diariamente) e óculos escuros, manter a pele bem hidratada com cremes próprios para essa região e não fumar”, recomenda a dermatologista Maria Luiza Ducati.

Alimentar-se de forma equilibrada e dormir bem são outros hábitos de vida que ajudam a evitar o envelhecimento facial. O problema também pode ser combatido por meio de produtos dermatológicos de uso tópico com propriedades específicas para a finalidade em questão. “Os principais ativos que ajudam a evitar o envelhecimento cutâneo são os retinoides, alfa-hidroxiácidos, vitamina C e vitamina E”.

Tratamento para os pés de galinha


É possível que os pés de galinha apareçam cedo, às vezes antes mesmo dos 25 anos de idade, então isso faz com que seja importante iniciar o tratamento o quanto antes. De todo modo, é recomendado que dermatologista avalie as marcas antes de se começar o tratamento, pois é preciso saber previamente as condições da pele, que é mais delicada na região próxima aos olhos.  

“Os tratamentos existentes para as rugas ao redor dos olhos são diversos e incluem cremes específicos contendo retinoide e vitamina C, aplicação de toxina botulínica (promove o relaxamento parcial da musculatura periocular), hidratação cutânea injetável e utilização de lasers fracionados ablativos, que melhoram a textura da pele”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes