Os anos passam e o tempo faz com que, naturalmente, venha o envelhecimento da pele. Apesar de não ter nada que evite isso, é possível retardar o efeito provocado por este processo por meio dos cuidados com a pele. A utilização de produtos e técnicas possibilitam manter uma aparência jovem por mais tempo.
“A prevenção é a melhor maneira de manter a pele com aparência jovem mesmo chegando à terceira idade. Portanto, é fundamental usar protetor solar diariamente e ter hábitos de vida saudáveis, como não fumar, por exemplo”, comenta a dermatologista Maria Luiza Ducati. Segundo a médica, os produtos que melhor deixam a pele com aparência jovem são os cremes que possuem retinoides ou alfa-hidroxiácidos, pois estes auxiliam na melhora da textura.
Tratamentos para manter a pele com aspecto jovem
Atualmente existem inúmeros tratamentos para rejuvenescimento da pele. Dentre os mais conhecidos, a Dra. Maria Luiza destaca a toxina botulínica, que provoca o relaxamento da musculatura da face e ajuda a minimizar as linhas de expressão ou rugas acentuadas do rosto; e os preenchedores, que ajudam na restauração do volume e na minimização dos sulcos da face (como o ‘bigode chinês’).
“Há ainda outras opções de tratamentos, como os lasers, que, dependendo do tipo, podem melhorar a textura da pele e atenuar rugas e manchas; o ácido poli-L-lático, que promove a restauração do volume perdido no processo de envelhecimento; e o ultrassom microfocado, que atua melhorando a flacidez cutânea, dentre outras coisas”.
Alimentos que ajudam a conservar a pele
A alimentação também pode ser importante para manter a pele com a aparência mais jovem. “Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a reduzir a presença no organismo de radicais livres, responsáveis por causar lesão celular e agir no envelhecimento cutâneo. A vitamina A, presente no fígado, leite, ovos, cenoura e tomates, a vitamina C, de frutas cítricas, como morango e brócolis, e a vitamina E, das nozes, óleos vegetais e folhas verdes, são alguns exemplos que podem ajudar a manter a qualidade da pele”.
Foto: Shutterstock