search
    Título

    O que são estomatites? Como é o tratamento?

    Saúde Infantil

    Por

    Estomatite é uma condição caracterizada por inflamações na mucosa da boca, as quais geram lesões locais. Estas normalmente causam dor, sendo muitas vezes acompanhadas por febre e falta de apetite. A manifestação é mais comum em crianças e os agentes envolvidos são normalmente os vírus. Dentre estes, destaca-se o herpes simples.
    A estomatite também pode ser causada por outros fatores, como infecções bacteriana e fúngica, tabagismo, consumo exacerbado de bebida alcoólica, cáries dentárias, gengivite, entre outros. “O espectro de doenças que pode causar estomatite é imenso, variando desde infecções a doenças autoimunes e uso de medicações”, informa o otorrinolaringologista Henrique Penatti.

     

    Risco de desidratação


    Além do incômodo gerado, os sintomas da estomatite representam risco de desidratação. visto que a ingestão de alimentos e líquidos fica dificultada. “Os sintomas da estomatite são comumente dores para mastigar e engolir. O paciente nota úlceras na gengiva, lábios e bochechas. O principal risco é a
    desidratação em crianças pequenas, pela dificuldade em se alimentar”, conclui Penatti.

    Tratamento e prevenção da estomatite


    Como a estomatite pode estar associada a causas diversas, o tratamento a ser empregado depende da causa em questão. Para o controle apenas sintomático, podem ser utilizados remédios que agem aliviando a dor e desconforto. “O tratamento varia entre pastilhas, pomadas de corticoide, pomadas de antivirais e anti-inflamatórios”, afirma o especialista.

    A prevenção se baseia no mesmo princípio, ou seja, já que a estomatite muitas vezes se desenvolve em função de infecções, é importante evitar estas para que os sintomas na boca não apareçam. No caso das crianças, é importante lavar bem as mãos sempre, evitando levá-las à boca, e manter uma boa higiene oral.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes