As aftas são lesões em forma de úlcera, muito dolorosas e que ocorrem sempre dentro da cavidade oral. Surgem pequenas, mas crescem com o passar dos dias e podem ser causada por diversos fatores. “Pode ocorrer após algum trauma, como mordida no próprio lábio ou bochecha, movimento brusco na hora da escovação ou uso de aparelho ortodôntico”, afirma o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes.
Consumo de frutas cítricas é uma das causas das aftas
O estresse, um quadro de baixa imunidade e a predisposição genética também estão entre os principais responsáveis pelo surgimento das aftas. Além disso, a alimentação também exerce certa influência: frutas cítricas, vinagre e pimenta também podem causar a lesão. O especialista diz ainda que algumas pessoas têm aftas como reação alérgica ao consumo de glúten, canela, leite, café, chocolate e até certos temperos.
De acordo com o profissional, a afta costuma desaparecer sozinha em um período de sete a dez dias. “Quer fazer com que a afta cure no melhor tempo possível, sem mais ardores e sem complicação? Então deixe ela lá no lugarzinho onde apareceu e não mexa mais”, recomenda Marcondes, que explica que, devido as suas variadas causas, não há um tratamento específico. Em casos de aftas grandes, o processo de cicatrização pode demorar até seis semanas, mas são casos menos frequentes.
Escovação feita de forma adequada evita surgimento de aftas
Em uma consulta, o dentista pode indicar algumas medidas capazes de reduzir os sintomas: “Pomadas analgésicas para minimizar a dor, enxaguante bucal para reduzir a irritação, substâncias para acelerar a cicatrização, vitaminas para evitar o aparecimento: são várias as dicas que existem para quem tem afta.” Escovar bem os dentes para reduzir a acidez da boca e fazer a higienização adequada depois de comer e beber alimentos muito quentes também são atitudes recomendadas pelo cirurgião-dentista para tratar e prevenir a lesão.
É preciso ainda ficar atento para evitar que as aftas piorem. Caso não haja cuidado, como em casos em que o paciente cutuca muito a lesão, o problema pode até mesmo infeccionar, afinal trata-se de uma ferida que deixa uma área na boca exposta a contaminações. Outra medida importante é não aplicar bicarbonato de sódio exatamente em cima da lesão, o que pode inflamar ainda mais a afta.
Foto: Shutterstock