AchèAchè
search
Título

O que é uma bronquite asmática?

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

Bronquite asmática nada mais é do que a asma propriamente dita. É uma das formas de se referir à mesma doença. Outro termo conhecido dado à asma é asma brônquica. Contudo, é comum haver confusão e crença de que se trata de um quadro derivado e diferente. Isso se deve ao fato da bronquite ser uma doença com características distintas às da asma.   

Por que a asma também pode ser chamada de bronquite asmática?


“Asma e bronquite asmática são a mesma coisa. Isso porque a inflamação brônquica que chamamos de bronquite leva ao
diagnóstico da asma como conhecemos. Sendo assim, a doença é, por vezes, citada como bronquite asmática ou asma brônquica”, explica a pneumologista Laís Fraga. 
Segundo a especialista, a hiperresponsividade brônquica é a resposta broncoconstritora exagerada ao estímulo – genético, poeira, cheiro forte, perfume – que não afetaria pessoas que não estão predispostas. A inflamação crônica da asma é um processo no qual existe um ciclo contínuo de agressão e reparo que pode levar a alterações estruturais irreversíveis do pulmão. 
“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e esse processo resulta em manifestações clínicas da doença. Dessa forma, ocorre o estreitamento brônquico intermitente e reversível causado pela contração do músculo liso brônquico, pelo edema da mucosa e pela hipersecreção mucosa”, informa a profissional.

Principais medidas de tratamento


O
tratamento da asma (ou bronquite asmática/asma brônquica) deve, em primeiro lugar, atuar em cima dos fatores que ativam as crises, os quais variam de pessoa para pessoa. Em outras palavras, o paciente deve evitar contato com tais fatores. Além disso, é fundamental o tratamento medicamentoso, ou seja, o uso de medicamentos específicos capazes de controlar as crises e o quadro como um todo.  

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes