As opções escolhidas no café da manhã são determinantes para a qualidade do treino daquelas pessoas que se exercitam para emagrecer pouco tempo depois desta refeição. Isso porque a alimentação pode proporcionar a energia necessária para realizar a atividade, potencializando a performance, caso os nutrientes adequados forem escolhidos.
“A escolha do tipo de alimento no pré e pós treino podem definir o sucesso do ganho de massa muscular e da perda de gordura. Priorizar o carboidrato é a melhor conduta, pois são fontes de energia rápida e de digestão rápida também”, informa a nutricionista Ana Paula Moura. Pães, torradas, bolachas com água e sal, frutas, cereais e queijos magros são opções ricas em carboidratos.
Alimentos com digestão mais rápida são mais aconselhados no café da manhã
De acordo com a especialista, quando o café da manhã funciona como um pré treino, um detalhe é fundamental na escolha dos alimentos: o tempo entre a refeição e o início do treino. Se você treina logo depois de comer, por exemplo, é interessante apostar em alimentos com digestão rápida (carboidratos) para não sentir desconforto durante o treino.
Caso haja um intervalo de tempo maior entre o café da manhã e o treino, alimentos com digestão mais lenta podem ser consumidos mais tranquilamente. “Alimentos de digestão mais prolongada, como os ricos em gordura e proteínas, até podem ser utilizados quando a atividade é realizada pouco depois da refeição, mas apenas em porções menores”, destaca.
Alimentação adequada no café da manhã ajuda a poupar os músculos
Em resumo, as escolhas nutritivas no café da manhã vão favorecer um treino mais eficiente ao fornecerem a energia necessária para a atividade física, e isso sem que o corpo precise retirar proteína do músculo. “Ou seja, o músculo é poupado do desgaste e o emagrecimento é favorecido, quando a mobilização da gordura corporal é mais eficiente neste contexto”, explica Ana Paula.
Foto: Shutterstock