AchèAchè
search
Título

Pão francês x integral: Qual é a diferença de calorias para um café da manhã?

Cuidados e Bem-estar
Diabetes

19 de outubro de 2023

O café da manhã é uma refeição importante para garantir a energia necessária para começar bem o dia de trabalho ou de estudos, além de ser parte essencial de um estilo de vida mais saudável. Além do cafezinho, um dos alimentos preferidos dos brasileiros e que está presente nessa refeição é o pão francês, mas que vem sendo substituído pelo pão integral por causa da diferença de calorias.

Pão integral é melhor para diabéticos


De acordo com a nutricionista Caroline Codonho, o pão francês é confeccionado apenas com farinha de trigo refinada, ou farinha branca, como é popularmente chamada. Este ingrediente é considerado de elevado índice glicêmico, o que faz com que algumas pessoas com diabetes passem a evitá-lo.

“Já para a confecção do pão integral, utiliza-se um percentual de farinha de trigo integral. O pão integral apresenta menor valor calórico, assim como uma carga glicêmica menor que a do pão francês”, explica a profissional. Pacientes diabéticos e pessoas que desejam emagrecer podem trocar o pão francês pelo integral, mas sem exagerar nas quantidades.

Diferença de calorias entre pão francês e integral não é pequena


A diferença de calorias entre os dois tipos de pães, entretanto, não é muito grande. As 50 gramas de pão francês equivalem a valores entre 140 e 150 calorias, enquanto os mesmos 50 gramas de pão integral, ou duas fatias, correspondem de 125 a 140 calorias. O que faz o pão integral valer a pena é a maior quantidade de fibras, muito importantes para a saúde.

Com o objetivo de emagrecer, algumas pessoas têm retirado os pães da alimentação, atitude que Caroline condena. “Os pães são elaborados com farinhas provenientes de cereais, que são alimentos compostos por nutrientes do complexo B, importantes para nossa saúde”, afirma a nutricionista.
Os carboidratos dos pães ajudam a realizar importantes funções do nosso corpo. A profissional diz que a chave para emagrecer com saúde é o equilíbrio e a moderação, além de escolher carboidratos de boa qualidade.
Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
diabetes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O diabético deve monitorar seus níveis glicêmicos de quanto em quanto tempo?

É fundamental que o diabético esteja monitorando sempre seus níveis glicêmicos, seja com exames orientados por profissionais ou por conta própria. O automonitoramento é feito, normalmente, três vezes ao dia, variando entre antes e depois das principais refeições, mas a frequência exata é definida pelo médico que acompanha o tratamento. Automonitoramento da glicemia ainda é […]

Artigos
Diabetes tem cura? Um endocrinologista explica como funciona a doença

Uma das maiores epidemias mundiais, o diabetes tem tratamentos cada vez mais eficazes, que dão muito mais qualidade de vida para aqueles que sofrem com a doença. Apesar de muitos estudos científicos e avanços medicinais na área que, no futuro, podem levar ao fim do problema, ainda incurável, a forma como o paciente encara a […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes