AchèAchè
    search
    Título

    O frio do inverno pode prejudicar quem tem a pele sensível?

    Uncategorized

    Por

    Cada estação do ano provoca efeitos diferentes na pele sensível. Durante o inverno, por exemplo, o frio intenso aumenta o uso de aquecedores dentro de casa e do carro, o que acaba reduzindo a umidade do ar nesses ambientes e ressecando a pele. Confira outras consequências do inverno para a pele sensível e alguns cuidados importantes para esta época do ano. 

    Pele sensível pode ficar ressecada durante o inverno


    “O vento forte do inverno pode irritar a pele sensível, diminuindo sua barreira de defesa, que é uma camada de oleosidade natural, e causando ressecamento, repuxamento e irritações”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. A queda nas temperaturas acontece ao mesmo tempo em que a umidade relativa do ar também despenca. “Nossa pele pode
    perder até 25% de sua hidratação. Isto pode causar rachaduras, aumentando seu ressecamento e sensibilidade”, alerta a médica. 

    Com suas defesas naturais prejudicadas, a pele sensível fica mais sujeita a problemas mais graves. “Produtos de limpeza, perfumes, tecidos de linha acrílica, todos os produtos químicos com os quais temos contato podem penetrar e causar dermatites“, explica a especialista. Já se houver contato com vírus, bactérias e fungos, a pele pode desenvolver infecções. 

    Manter a pele hidratada é importante para evitar problemas


    Para evitar que a pele sensível sofra com as baixas temperaturas do inverno e suas consequências, é importante manter alguns cuidados diários. Tomar banhos rápidos nos dias frios, usar água morna em vez de água quente e evitar esfregar a pele com buchas – elas removem a
    oleosidade natural da pele – são alguns exemplos. 

    Outras medidas indicadas pela Doutora Christiane são “usar sabonetes com ação hidratante ou loções de limpeza que não removem a oleosidade natural da pele e que limpam sem agredi-la, hidratá-la após a limpeza com substâncias que repõem a barreira cutânea, evitar se expor ao vento, evitar aquecedores no ambiente sempre que possível, e manter uma hidratação oral adequada”. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes