Dentre os principais fatores que provocam a celulite, está a flacidez. Marca do envelhecimento da pele, a flacidez está diretamente ligada à perda de colágeno, proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. Portanto, o consumo de colágeno visando o combate à flacidez pode ajudar, consequentemente, na prevenção e tratamento da celulite.
Formas de combater a celulite
“A formação da celulite envolve três componentes: anatomia diferente dos septos fibrosos na camada gordurosa da pele (diferente entre homens e mulheres); acúmulo de líquidos linfáticos; e flacidez (perda de colágeno). Sendo assim, o combate à flacidez da pele, por meio do colágeno, ajuda na melhora do aspecto da celulite”, explica a dermatologista Alexandra Bononi.
Segundo a especialista, é possível estimular colágeno na região afetada pela celulite, especificamente, por meio de diversas modalidades de tratamentos. “O estímulo de colágeno pode ser feito com algumas tecnologias (há vários aparelhos no mercado) e bioestimuladores (partículas químicas que são colocadas na pele através de agulhas ou microcânulas)”, informa a médica.
Consumo oral de colágeno
Existe ainda a opção de usar colágeno oral hidrolisado, o qual também pode ajudar a conferir firmeza à pele. “Há várias versões desse tipo de colágeno, algumas bem melhores que outras. Junto disso, é muito importante apostar em uma dieta com bom aporte proteico e que ajude a não acumular ou reter líquidos. Essa combinação tende a ser uma excelente ajuda”, acrescenta Bononi.
Dentre as opções de produtos disponíveis no mercado hoje para tal finalidade, pode ser interessante buscar aquelas que aliam vitaminas e minerais, potencializando diferentes tipos de colágeno, o que aumenta as chances de atingir uma pele lisa e firme. Mais especificamente, a composição conta com a presença de peptídeos bioativos de colágeno verisol.
Foto: Shutterstock