search
Título

O colágeno pode ajudar no combate à celulite?

Cuidados com a pele

Por Dra. Alexandra Bononi

19 de outubro de 2023

Dentre os principais fatores que provocam a celulite, está a flacidez. Marca do envelhecimento da pele, a flacidez está diretamente ligada à perda de colágeno, proteína que dá estrutura e elasticidade à pele. Portanto, o consumo de colágeno visando o combate à flacidez pode ajudar, consequentemente, na prevenção e tratamento da celulite.  

Formas de combater a celulite


“A formação da celulite envolve três componentes: anatomia diferente dos septos fibrosos na camada gordurosa da pele (diferente entre homens e mulheres); acúmulo de líquidos linfáticos; e flacidez  (perda de colágeno).
Sendo assim, o combate à flacidez da pele, por meio do colágeno, ajuda na melhora do aspecto da celulite”, explica a dermatologista Alexandra Bononi. 
Segundo a especialista, é possível estimular colágeno na região afetada pela celulite, especificamente, por meio de diversas modalidades de tratamentos. “O estímulo de colágeno pode ser feito com algumas tecnologias (há vários aparelhos no mercado) e bioestimuladores (partículas químicas que são colocadas na pele através de agulhas ou microcânulas)”, informa a médica. 

Consumo oral de colágeno


Existe ainda a opção de usar colágeno oral hidrolisado, o qual também pode ajudar a conferir firmeza à pele. “Há várias versões desse tipo de colágeno, algumas bem melhores que outras. Junto disso, é muito importante apostar em uma dieta com bom aporte proteico e que ajude a não acumular ou reter líquidos. Essa combinação tende a ser uma excelente ajuda”, acrescenta Bononi.

Dentre as opções de produtos disponíveis no mercado hoje para tal finalidade, pode ser interessante buscar aquelas que aliam vitaminas e minerais, potencializando diferentes tipos de colágeno, o que aumenta as chances de atingir uma pele lisa e firme. Mais especificamente, a composição conta com a presença de peptídeos bioativos de colágeno verisol.    

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
envelhecimento precoce
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Conheça exercícios simples que podem ajudar a aliviar a dor nas articulações

O estresse pode sim acelerar o envelhecimento da pele, pois tem repercussões comprovadas em diversos órgãos do corpo humano. Segundo a dermatologista Daniela Aidar, , psoríase, acne, além da queda de cabelo. “Os mecanismos para compreender a relação entre estresse e envelhecimento da pele ainda não foram completamente esclarecidos. O que se sabe é que […]

Artigos
Que hábitos podem favorecer o aparecimento de rugas?

O envelhecimento do corpo afeta todas as partes do organismo e a pele não é exceção. Com o passar dos anos, principalmente a partir da faixa dos 40 anos de idade, começam a surgir alguns sinais que indicam que a pele está perdendo sua jovialidade. O aparecimento de rugas, como o bigode chinês e os […]

Artigos
Pele jovem: quais são os cuidados a serem tomados a partir dos 20 anos?

Por volta dos 20 anos de idade, a pele ainda não apresenta, de forma geral, muitos sinais de envelhecimento ou da ação dos raios solares. Mesmo assim, de acordo com o dermatologista Tiago Silveira, como o envelhecimento é um processo que se inicia já a partir do nascimento, é importante começar a ter certos com […]

Converse com um dos nossos atendentes