AchèAchè
    search
    Título

    O calor tem algum efeito na imunidade?

    Uncategorized

    Por

    Diversos fatores podem influenciar a imunidade de alguém, inclusive a temperatura ambiente. Porém, o calor ou frio sozinhos não necessariamente comprometem as defesas do organismo. Segundo os médicos especialistas, o que, de fato, impacta a imunidade é a mudança brusca de temperatura. Isso ocorre em diversos períodos do ano, inclusive no verão, quando as pessoas recorrem ao ar condicionado, praias e piscinas para amenizar o calor típico da estação.

    Efeitos do calor na imunidade


    Ainda assim, o calor, quando muito intenso, pode prejudicar consideravelmente algumas funções importantes do organismo, seja por desidratação ou problemas de pele, por exemplo. Insolação, queimaduras,
    micose e herpes são outros exemplos típicos do verão que costumam baixar a imunidade. No caso das crianças, isso é ainda mais preocupante, já que seu sistema imune é pouco desenvolvido.

    “Dentre os problemas que mais afetam a saúde durante o verão, podemos citar: desidratação, insolação, dengue, brotoeja, micose, bicho geográfico, melasma, conjuntivites, câncer de pele, intoxicação alimentar, infecções gastrointestinais e fitofotodermatoses, que são queimaduras causadas por frutas cítricas”, informa a médica Giselle Pereira Azevedo.

    Cuidados para não sofrer no verão


    Portanto, é importante
    tomar alguns cuidados no verão e sempre que estiver calor, principalmente com as crianças, para evitar problemas e arriscar a imunidade. O uso de filtro solar é fundamental para evitar problemas de pele e insolação, assim como a hidratação da pele com produtos específicos e também via oral, com ingestão adequada de líquidos, para prevenir a desidratação. 

    “No calor, deve-se procurar ingerir alimentos frescos e que se tenha conhecimento da procedência; evitar a exposição ao sol no horário das 10h às 16h (período em que os raios solares são mais intensos); não exagerar nos banhos de mar e de piscina; e preferir roupas mais leves“, orienta Giselle. Como no verão é comum o aumento de infecções de doenças como a dengue, vale a pena também apostar no uso de repelente.     

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes