search
    Título

    Por que o vírus do herpes se aproveita do calor do verão para se manifestar?

    Uncategorized

    Por

    O herpes é um vírus que provoca feridas e bolhas na área da boca e na região genital. Uma de suas principais características é a possibilidade do retorno dos sinais e sintomas, já que o vírus permanece no organismo, em uma forma latente. Durante o verão, é importante redobrar os cuidados com o vírus, já que alguns fatores típicos da estação podem desencadear novas crises do herpes.

     

    Contato com a luz solar pode fazer feridas do herpes reaparecerem

     


    “O herpes vírus simples permanece dormente em gânglios nervosos. Algumas situações, como trauma, estresse físico ou emocional, menstruação e exposição ao sol, facilitam o aparecimento dos sintomas”, explica a dermatologista Gabriela Itimura. Todos esses problemas podem enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo a reprodução do herpes no corpo.  

    Para evitar uma nova crise do vírus com reaparecimento dos sintomas, é importante adotar alguns cuidados simples, mas que fazem grande diferença. “No verão, evite exposição solar entre as 10 e 16 horas e use protetor solar facial e labial”, recomenda a especialista. O filtro deve ser reaplicado a cada duas horas, ao entrar na água e ao notar que a pele está suada.

     

    Lisina ajuda a reduzir frequência de crises do herpes

     


    Casos frequentes do herpes
    geralmente estão ligados a problemas imunológicos e devem ser analisados com cautela por um médico. Existem vários fatores associados ao reaparecimento dos sintomas do vírus: alguns são mais simples, como cansaço e noites mal dormidas, mas também há doenças complexas envolvidas, como transtorno de ansiedade e depressão.
    Cuidar de toda a saúde do corpo é, portanto, essencial para evitar a manifestação do herpes, não só durante o verão, mas ao longo de todo o ano. Em geral, é recomendado o  uso da lisina. “Estudos bem conduzidos em relação à lisina mostraram que a suplementação ou ingestão de alimentos com alto teor, como peixes, frango, ovos e batatas, pode reduzir as recorrências de herpes labial”, explica o infectologista Taylor Olivo.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes