O herpes pode aparecer em outras áreas do corpo que não os lábios ou genitais?


  • +A
  • -A
Imagem do post O herpes pode aparecer em outras áreas do corpo que não os lábios ou genitais?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca coceira e o surgimento de bolhas e feridas. As áreas mais afetadas são a boca, cujo responsável é o vírus herpes simples tipo 1, e a região genital, atacada pelo tipo 2. Mas, e as outras partes do corpo? Elas também podem mostrar sinais de uma infecção?

O herpes em outras partes do corpo

Segundo o infectologista Leonardo Weissmann, sim, é possível: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo.” Na primeira infecção, os sintomas são mais fortes e os pacientes podem apresentar quadro febril.

Depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Para evitá-las, é importante seguir o tratamento e conhecer as orientações de prevenção.

Como o vírus é transmitido?

“O contágio ocorre geralmente através do contato direto da pele ou mucosa com a ferida do indivíduo infectado. Pessoas sem lesões também podem transmitir o herpes por relações sexuais, pelo beijo ou pela saliva”, alerta Weissmann. O profissional cita como principais formas de prevenção, usar preservativos masculinos e femininos, não beijar bocas lesionadas e não compartilhar objetos íntimos com outras pessoas.

Em alguns casos de herpes simples, os sintomas podem desaparecer sozinhos. Já outros requerem medidas de tratamento. Os médicos recomendam o uso de antivirais que atuam para minimizar as feridas e reduzir a duração das infecções. É importante ainda evitar se expor exageradamente ao sol e tratar adequadamente outras doenças virais.

Dr. Leonardo Weissmann é infectologista, formado pelo Centro Universitário Lusíada e é consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). CRM-SP: 101100

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "O herpes pode aparecer em outras áreas do corpo que não os lábios ou genitais?"

Carlos

Uma vez infectado… existe vacina? Ou antes?

Luiz Henrique Gomes

Tem cura?

Ronaldo Breno PETZHOLD

Por favor exista vacina para o Herpes Zoster?Obrigado Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Ronaldo, sim existe uma vacina que ajuda a reduzir a incidência da doença e atenuar a gravidade do quadro clínico. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista, que poderá prestar todos os esclarecimentos sobre a doença e também sobre a vacina. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Luiz, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista que poderá sanar todas as dúvidas. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Carlos, sim existe uma vacina que ajuda a reduzir a incidência da doença e atenuar a gravidade do quadro clínico. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista, que poderá prestar todos os esclarecimentos sobre a doença e também sobre a vacina. Abraços

IVONETE lebron

Faz alguns anos que vem aparecendo essas bolhas em meu braço, tórax…conforme passa o tempo solta a pele…coça muito e depois q Sara fica manchas escuras…alguem poderia me responder?

Luciene Moraes Gomes

undefined

Ines

Pode aparecer herpes na parte lateral externa da coxa?

Cuidados Pela Vida

Olá Ines. Não é tão comum, mas herpes pode aparecer em qualquer parte do corpo. Abraços

Bruna

Pode aparecer as lesões várias areas ao mesmo tempo?

Paloma

Uns anos pra ca vem aparecendo atras das minhas coxa primeiro comeca com uma ardencia nas pernas depois no dia seguinte aparece essas bolhinhas. Oque pode ser??

martinelli

LEVEI MINHA FILHA HOJE PRO MEDICO E ELE FALOU QUE AS MANCHAS QUE ELA TA NAS COSTAS E HERPES FIQUEI LOCA QUANDO ELE MIM FALOU ISSO E ELA SO TEM 8 ANOS EU NAO TENHO ESSA DOENÇA O PAI DELA TAMBEM NAO TO ATE AGORA MIM PERGUNTANDO COMO FOI QUE ESSA MENINA APARECEU COM ISSO .SERA QUE ELA PEGOU ISSO NA PRAIA

Cuidados Pela Vida

Olá Martinelli, a maioria das pessoas convive com algum tipo de vírus do herpes, porém, nem sempre ele se manifesta. Infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Larissa

Apareceu dentro do meu nariz. É possível passar para a garganta?

cristian ramires de freitas

Oi apareceram feridas na parte pubiana,fui no dermatologista é fui diagnosticado com herpes genital fui tratado com aciclovir e uma pomada antibiotica.Agora 4 meses depois apareceram no mesmo lugar o clínico geral falou que não aparenta ser pela aparência da lesão,e agora o que faço?

Cuidados Pela Vida

Oi Larissa, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann, sim, é possível: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo.”

Cuidados Pela Vida

Oi Cristian, depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Você pode realizar uma consulta com um infectologista ou dermatologista.

lauanny

tem um tempo ( em media 1 semana) que esta aparecendo umas bolhas pequenas nas axilas e no braço elas andem muito e logo depois o braço todo fica em ardência isso pode ser herpes ?

Penha

Boa noite. Fiquei sem intender. Uma pessoa que ja teve herpes e se tratou, pode passar esse vírus pra mim? . Eu posso ou não ter contatos íntimos com essa pessoa? Se possível responda no meu email. Obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Lauanny, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo; orientamos você a realizar uma consulta com o dermatologista.

Cuidados Pela Vida

Oi Penha, depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Como afirma a infectologista Dra. Keilla Mara de Freitas , apesar de a forma de transmissão mais importante ser o contato direto com as lesões causadas pelo herpes, as relações sexuais sem preservativo também podem provocar a infecção. De acordo com a especialista, o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões.

Zilda finati. Eu

Eu tive uma herpes nas costas faz mais ou menos um cinco anos ai ela sarou agora de um ano pra cá eu tenho sentido muita dor no local é normal não coca só foi muito

Cuidados Pela Vida

Oi Zilda, caso o incômodo persista, o ideal é realizar uma consulta com o médico especialista para que ele possa verificar o que ocorre e indique uma conduta afim de minimizar o sintoma. Abraços.

Olá me chamo Helena

Eu peguei o vírus da herpes apareceu umas bolhas na região genital mais eu não sei como peguei isso como endentificar uma pessoa com herpes

Cuidados Pela Vida

Olá Helena, um fato curioso sobre o herpes é que, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Segue o link de uma de nossas matérias:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/transmitir-herpes-sem-feridas

Luis

Olá boa tarde Doutor!..eu tenho o herpes genital e agora recentemente eu estive passando por problemas pessoais e fiquei com a imunidade baixa por má alimentação e estresse, não apareceu o herpes genital em mim porém apareceu umas feridas parecidas com as do herpes genital na minha testa, será que é possível que seja?…eu fui no médico e ela não conseguiu identificar oque era e me receitou antibiótico para curar, segundo ela pode ser uma picada de inseto mas eu não senti nada e apareceu do dia pra noite…estou em dúvida se eu mesmo me contaminei na testa… obrigado

Cuidados Pela Vida

Oi Luis, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo”. Caso as bolhas voltem a aparecer, você pode realizar uma consulta com um infectologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.