O herpes pode aparecer em outras áreas do corpo que não os lábios ou genitais?


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca coceira e o surgimento de bolhas e feridas. As áreas mais afetadas são a boca, cujo responsável é o vírus herpes simples tipo 1, e a região genital, atacada pelo tipo 2. Mas, e as outras partes do corpo? Elas também podem mostrar sinais de uma infecção?

O herpes em outras partes do corpo

Segundo o infectologista Leonardo Weissmann, sim, é possível: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo.” Na primeira infecção, os sintomas são mais fortes e os pacientes podem apresentar quadro febril.

Depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Para evitá-las, é importante seguir o tratamento e conhecer as orientações de prevenção.

Como o vírus é transmitido?

“O contágio ocorre geralmente através do contato direto da pele ou mucosa com a ferida do indivíduo infectado. Pessoas sem lesões também podem transmitir o herpes por relações sexuais, pelo beijo ou pela saliva”, alerta Weissmann. O profissional cita como principais formas de prevenção, usar preservativos masculinos e femininos, não beijar bocas lesionadas e não compartilhar objetos íntimos com outras pessoas.

Em alguns casos de herpes simples, os sintomas podem desaparecer sozinhos. Já outros requerem medidas de tratamento. Os médicos recomendam o uso de antivirais que atuam para minimizar as feridas e reduzir a duração das infecções. É importante ainda evitar se expor exageradamente ao sol e tratar adequadamente outras doenças virais.

Dr. Leonardo Weissmann é infectologista, formado pelo Centro Universitário Lusíada e é consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). CRM-SP: 101100

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Leonardo Weissmann

Dr. Leonardo Weissmann

Infectologia

CRM: 101100 / SP

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

102 comentários para "O herpes pode aparecer em outras áreas do corpo que não os lábios ou genitais?"

Carlos

Uma vez infectado… existe vacina? Ou antes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos, sim existe uma vacina que ajuda a reduzir a incidência da doença e atenuar a gravidade do quadro clínico. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista, que poderá prestar todos os esclarecimentos sobre a doença e também sobre a vacina. Abraços

Luiz Henrique Gomes

Tem cura?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luiz, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista que poderá sanar todas as dúvidas. Abraços

Ronaldo Breno PETZHOLD

Por favor exista vacina para o Herpes Zoster?Obrigado Abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ronaldo, sim existe uma vacina que ajuda a reduzir a incidência da doença e atenuar a gravidade do quadro clínico. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista, que poderá prestar todos os esclarecimentos sobre a doença e também sobre a vacina. Abraços

IVONETE lebron

Faz alguns anos que vem aparecendo essas bolhas em meu braço, tórax…conforme passa o tempo solta a pele…coça muito e depois q Sara fica manchas escuras…alguem poderia me responder?

Ines

Pode aparecer herpes na parte lateral externa da coxa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ines. Não é tão comum, mas herpes pode aparecer em qualquer parte do corpo. Abraços

Bruna

Pode aparecer as lesões várias areas ao mesmo tempo?

Paloma

Uns anos pra ca vem aparecendo atras das minhas coxa primeiro comeca com uma ardencia nas pernas depois no dia seguinte aparece essas bolhinhas. Oque pode ser??

martinelli

LEVEI MINHA FILHA HOJE PRO MEDICO E ELE FALOU QUE AS MANCHAS QUE ELA TA NAS COSTAS E HERPES FIQUEI LOCA QUANDO ELE MIM FALOU ISSO E ELA SO TEM 8 ANOS EU NAO TENHO ESSA DOENÇA O PAI DELA TAMBEM NAO TO ATE AGORA MIM PERGUNTANDO COMO FOI QUE ESSA MENINA APARECEU COM ISSO .SERA QUE ELA PEGOU ISSO NA PRAIA

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Martinelli, a maioria das pessoas convive com algum tipo de vírus do herpes, porém, nem sempre ele se manifesta. Infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Larissa

Apareceu dentro do meu nariz. É possível passar para a garganta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Larissa, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann, sim, é possível: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo.”

cristian ramires de freitas

Oi apareceram feridas na parte pubiana,fui no dermatologista é fui diagnosticado com herpes genital fui tratado com aciclovir e uma pomada antibiotica.Agora 4 meses depois apareceram no mesmo lugar o clínico geral falou que não aparenta ser pela aparência da lesão,e agora o que faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristian, depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Você pode realizar uma consulta com um infectologista ou dermatologista.

lauanny

tem um tempo ( em media 1 semana) que esta aparecendo umas bolhas pequenas nas axilas e no braço elas andem muito e logo depois o braço todo fica em ardência isso pode ser herpes ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lauanny, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo; orientamos você a realizar uma consulta com o dermatologista.

Penha

Boa noite. Fiquei sem intender. Uma pessoa que ja teve herpes e se tratou, pode passar esse vírus pra mim? . Eu posso ou não ter contatos íntimos com essa pessoa? Se possível responda no meu email. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Penha, depois da primeira infecção, o vírus pode voltar a atacar o corpo em surtos mais curtos. São as chamadas recorrências, cujo número pode variar conforme o estado de saúde do paciente e a presença de problemas no sistema imunológico. Como afirma a infectologista Dra. Keilla Mara de Freitas , apesar de a forma de transmissão mais importante ser o contato direto com as lesões causadas pelo herpes, as relações sexuais sem preservativo também podem provocar a infecção. De acordo com a especialista, o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões.

Zilda finati. Eu

Eu tive uma herpes nas costas faz mais ou menos um cinco anos ai ela sarou agora de um ano pra cá eu tenho sentido muita dor no local é normal não coca só foi muito

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zilda, caso o incômodo persista, o ideal é realizar uma consulta com o médico especialista para que ele possa verificar o que ocorre e indique uma conduta afim de minimizar o sintoma. Abraços.

Olá me chamo Helena

Eu peguei o vírus da herpes apareceu umas bolhas na região genital mais eu não sei como peguei isso como endentificar uma pessoa com herpes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Helena, um fato curioso sobre o herpes é que, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Segue o link de uma de nossas matérias:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/transmitir-herpes-sem-feridas

Luis

Olá boa tarde Doutor!..eu tenho o herpes genital e agora recentemente eu estive passando por problemas pessoais e fiquei com a imunidade baixa por má alimentação e estresse, não apareceu o herpes genital em mim porém apareceu umas feridas parecidas com as do herpes genital na minha testa, será que é possível que seja?…eu fui no médico e ela não conseguiu identificar oque era e me receitou antibiótico para curar, segundo ela pode ser uma picada de inseto mas eu não senti nada e apareceu do dia pra noite…estou em dúvida se eu mesmo me contaminei na testa… obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luis, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo”. Caso as bolhas voltem a aparecer, você pode realizar uma consulta com um infectologista. Abraços.

Lucélia Barbosa

Apareceu bolhas na minha perna ,abaixo do joelho me disseram que era herpes,fui na farmácia comprei aciclovir indicado pelo farmacêutico Estou percebendo que ta melhor depois vou procurar um médico

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucélia, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Abraços.

Evinha

Olá , está com uns 5 meses que aparece herpes em minhas coxas mais elas aparecem e desaparecem , qual o remédio apropriado para isso , e também o meu parceiro tem herpes genital e também aparece e desaparece nele , qual o melhor remédio?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Evinha, a volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.

Fernando

De vez em quando tem aparecido bolhas com um líquido transparente que coçam bastante, numa região próxima a minha virilha…na primeira vez foi mais forte, nas outras mais brandas. Fui em um médico ele disse não parecer ser herpes, me receitou uma pomada para pele e melhorou.No entanto o problema têm reaparecido, e após várias leituras desconfio que seja a herpes de fato.Tendo em vista oque eu descrevi, pode ser outra coisa fora a herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, somente um médico dermatologista ou um infectologista examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato essas bolhas. Orientamos que você realize uma consulta. Abraços.

Célia

De uns anos pra cá de vez em quando aparecem lesões como o herpes num lado do bumbum e é sempre no mesmo local. Gostaria de saber se tem tratamento local para não reaparecer mais.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Célia, se as lesões forem herpes, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista ou um dermatologista, que poderá diagnosticar corretamente e te indicar a conduta adequada. Abraços.

Leticia

É possivel transmitir o herpes por relaçao sexual quando tenho uma lesao nao pele e nao genital ou bucal? Obs: (lesao no bumbum).

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leticia, sim, o vírus é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Os vírus da herpes podem passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Katrina

Olá, quem tem herpes que sempre ataca na parte superior do lábio e numa recorrência as lesões aparecem num outro canto boca, como o lábio inferior, foi por que o vírus caminhou até ali ou provavelmente a pessoa entrou em contato novamente com outra que tem o vírus ativo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Katrina, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo”. Abraços.

Elizabeth das gracas silva

Logo cheguei da praia uma semana apareceu bolhas vermelhas no lado esquerdo do bumbum ardendo coçando e desceu mais um pouco.ardendomuinto

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elizabeth, somente um médico dermatologista ou um infectologista examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato essas bolhas. Orientamos que você realize uma consulta. Abraços.

Elisa

Olá, tive herpes pela primeira vez em determinada localização da vagina. Queria saber se nos surtos seguintes, ela pode aparecer em local diferente , por exemplo, na primeira vez do lado esquerdo e depois do lado direito, mesmo sem que eu tenha tido novas relações sexuais.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisa, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo”. Abraços.

Anne

Tenho 71 anos. Há muitos anos, como 45 anos, toda a vez que me estresso me aparece um pequeno herpes atrás na coxa, ja estou acostumada e deixo, em uma semana, 10 dias ele Desaparece! Nunca meu marido ou filhos pegaram! O Sr acha que devo tratar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anne, o ideal é realizar uma consulta com o médico para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Mila

Oi Dr eu descubri pouco tempo que tenho herpes eu tenho tomado os remédios todos certinho mais não vim melhora tem dois dia que vim tomando .eu fico me perguntando como peguei PK eu só tenho ato sexual cm meu marido mais ele não tem , agente tem 2 anos de casado é só agora isso aparece em mim .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mila, caso os sintomas não desapareçam o ideal é retornar em consulta com o seu médico para que ele possa reavaliá-la. Abraços.

Renan

Apareceu umas bolinhas na minha virilha daí fui ao médico ele falou q seria herpes,me passou o aciclovir por 7 dias,q faço si não melhorar

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renan, caso os sintomas permaneçam retorne em consulta com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

janete

ola td bem ?? seguidamente aparecem nas costas perto do cox as bolinhas de agua começa coçar e doi quando estoram formam ferida isso pode ser herpes ?? estou preocupada pois melhora e demora alguns dias e aparece de novo ao lado uma pertinho da outra oq devo fazer uso zovirax creme e comprimidos mas n esta adiantado tem alguma alientação especifica pra isso que posso evitar de comer por favor …….. ou oq devo fazer ?????? obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janete, faça uma consulta com a dermatologista para que ela examine as bolinhas, faça o diagnóstico correto e forneça as orientações necessárias. Abraços.

Graça.

Olá, saiu uma machado avermelhada como se fosse uma impinge na parte de cima da minha coxa direita, não senti ardência nem coceira, nem dodona verdade nem tinha sencibilidade, tbm não tinha bolhas tipo catapora, me disseram que é herpes, eu até acredito pq tive um quadro de estreasse e não me alimentei direito até perdi pêso. Será que é msm? Já tem 25 dias e agora q tá secando a pele! Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Graça, realize uma consulta com o dermatologista, ele poderá avaliar as lesões, realizando o diagnóstico correto e indicando a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Adriana

Olá eu estou com umas bolhas já apareceu várias vezes na minha Vulva arde coça muita dor de cabeça dor dor de garganta eu já tomei Aciclovia Resist usei pomada as bolhas desaparece aparece em poucos tempo … Não sei mais o que fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, é importante realizar uma consulta com o dermatologista/infectologista para que seja identificado o motivo das crises recorrentes e, assim seja prescrito o tratamento adequado. Abraços.

Talitha

Eu tenho herpes genital ha uns quatro anos, mas de um ano pra ca tenho ocorrencia todo dia, todo mes eu realmente nem sei mais o que fazer tomo remedio some por uns dias e volta tudo de novo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Talitha, é importante realizar uma consulta com o dermatologista/infectologista para que seja identificado o motivo das crises recorrentes e, assim seja prescrito o tratamento adequado. Abraços.

Carol

Uma pessoa com histórico de herpes labial se em seguida apresentar em outra parte do corpo foi infectada por novo virus ou é o mesmo desde o primeiro episodio so que em diferentes partes do corpo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carol, o herpes simples é uma infecção causada por dois tipos de vírus: o HSV-1 e o HSV-2; que estão, geralmente, associados ao herpes labial e ao herpes genital, respectivamente. Todavia, o herpes genital pode ser consequência de uma infecção por HSV-1 e vice-versa. Ao realizar uma consulta com o médico ele poderá te passar maiores orientações. Abraços.

Crys Andrade

Olá , meu marido tem algumas bolinhas na perna que vai e volta com frequencia.. recentemente apareceu em mim , quase igual , nunca tive esses tipos de bolhas , ainda mais nas genitais ..No inicio tivemos relação , agora ele tbm esta com as mesmas bolha no pênis , gostaria de saber se isso sera recorrente , e dps de quanto tempo que sara podemos voltar a ter relaçao ? E se acaso é possivel transmitir para o utero caso haja relaçao ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Crys, o ideal é que você e seu esposo passem em consulta com o dermatologista/infectologista para que ele possa avaliar as bolhas, realizar o diagnóstico correto, indicar o tratamento e passar as orientações adequadas. Abraços.

Artur Vieira

É possível ter herpes no céu da boca? Há uns 3 dias apareceu uma pequena inflamação, mas sem bolinhas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Artur, O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Caso persista orientamos que procure o médico para maiores esclarecimentos. Abraços.

Vini

Olá; de um tempo pra ca começou aparecer algumas bolhas (bolinhas) nos braços ,agr na barriga e agr tem algumas até na Glande do genital masculino, oque pode ser ?alguém.me informa pfv?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vini,somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e realizar um diagnóstico. Orientamos você a buscar um infectologista para avaliação. Melhoras.

Gleyce

Gostaria de saber se existe algo que faça sumir as manchas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gleyce, recomendamos que se consulte com um dermatologista para que ele avalie seu quadro. Abraços.

Eliene

Apareceu umas bolinhas no meu rosto e coça muito a 1 ano mais ou menos meu esposo deu herpes bem no couro cabeludo sera que eu possa ta com herpes no rosto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eliene, o vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa avaliar. Abraços

Elisa

Oi eu tenho herpes a um tempoAntes só me dava na boca depois no nariz hj em dia esta me dando no corpo todo com muitas bolhas É sinto muita dor é espeta tenho o vírus da herpes há uns cinco anos é agora que está se agravando pelo corpo todo com muitas bolhas É febre também fica uns 10 dias Acontece com mas frequência quando estou com a imunidade baixa quando estou resfriada ou muito estressada Gente é muito ruim herpes é uma doença horrível já tô de saco cheio é o pior não tem cura nem tratamento é vim os sintomas tomar um remédio é esperar a próxima..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elisa, Uma frequência muito alta de episódios do herpes deve servir de alerta aos pacientes. No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade. Melhoras.

Ludmila

Fiquei grávida a mais ou menos dois anos atrás fiz todos os exames e não acusou herpes mas todo ano Me dá bolhas na minha pele na inferior da coxa

Lala souza

Como são as feridas da herpes? Qualquer bolha perto da virilha pode ser? Se nao arder e coçar, o que pode ser?

Paula

Boa noite . Há 20 anos sofro disso . Peguei , na escola quando eu tinha 12 anos .hoje tenho 42. E já me tratei como uma dermatologista . Tomando via horal e passando pomada aciclovir. As vezes dá na boca ,as vezes no bumbum e até na partes íntimas. E horrível . Quando fico ansiosa ou nervosa ou quando fico exporta ao sol . Sempre da . Uma vez ao ano

Ana Luiza

Tive um quadro de febre por 2 dias, corrimento esverdeado, muitas dores na nuca e hj surgiram pequenas bolhas agrupadas na minha barriga prox ao umbigo,pode ser herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ana Luiza, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

caique

Ola eu tenho herpes genital tem mais ou menos um ano e meio que apareçeu uma mancha na parte da glande tomei os remedios apropriados so que a mancha nao somi sera qq msm usando os remedios ela vai continuar ou isso quer dizer que o remedio nao fez efeito

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Caique, marque uma consulta com o dermatologista para que ele possa avaliar a mancha e passar as orientações adequadas. Abraços.

Morena

Em 2001 tive um parceiro por um mês, assim que terminou o relacionamento ele pediu que eu tomasse Metronidazol, mesmo assim fui ao médico e usei a pomada também. Tive ouro parceiro por 14 anos e nunca tive esse problema. Em 2017 voltamos a encontrar e ficamos 8 meses juntos. Por 2 vezes tive Gardnerella e ele às vezes reclamava de ardor e vermelhidão no pênis. E agora fiquei sabendo que ele está com herpes zosper no corpo todo. Ele pode ter passado pra mim? Eu possa a ter esse problema?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Morena, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus da herpes, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença (leia a matéria completa em https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/herpes-nunca-manifestar-feridas). Para o diagnóstico do vírus, o médico pode solicitar exames como: Teste NAT (Amplificação de Ácidos Nucleicos) coletando uma amostra da região afetada e enviando-a para análise; um exame de sangue para detectar os anticorpos do vírus da herpes na corrente sanguínea; e também pode coletar uma amostra de tecido raspando a lesão e enviá-la a um laboratório capaz de detectar o vírus da herpes. Sugerimos que você realize uma consulta para que o médico possa solicitar os exames adequados. Abraços.

cristiane

ola gostaria de saber como é herpes pq eu filho ta com ferida do pés e no corpo tbm .. poderiam me ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristiane, feridas na pele de fundo avermelhado com vesículas agrupadas sobrepostas e que depois se rompem são os principais sintomas do herpes. Na dúvida, leve-o para uma consulta com o dermatologista para uma avaliação. Abraços.

Isabelle

Oi eu estou com bolinhas na coxa e fui ao médico e ele disse que é herpes. Queria saber como eu peguei isso. Lembrei q tenho uma amiga q tem herpes labial e eu esqueci e andei usando o batom dela uns dias quando fui a casa dela. Gostaria de saber se da p pegar herpes dessa forma? E se o organismo pode curar-se do vírus sozinho. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isabelle, segundo pesquisas o herpes não tem cura. O vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. O vírus da Herpes é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas; de mãe para filho na gestação ou por via sexual. Abraços.

JOICILENE

E comum aparecer nas nadegas? Tem cura nesse local?O q eu uso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joicilene, o vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Segundo pesquisas o herpes não tem cura, ele permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te indicar o tratamento adequado. Abraços.

Taiany

Olá, tenho surtos de herpes vez ou outra, uma vez na região genital há mais de um ano, foi horrível, fiquei com a genitália que ardia até ao urinar, graças a Deus nunca mais apareceu. Mas tenho surtos que aparecem nas costas ou no bumbum. Agora que estou grávida, 5 meses, me pergunto se faz mal fazer uso da pomada Aciclovir? O que acham?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Taiany, converse com o médico que está acompanhando seu pré-natal, ele poderá te orientar sobre o melhor tratamento para esta fase. Abraços.

JULIANA

Olá, boa noite! Tem aparecido umas bolhinhas na minha mão, na parte superior,ja é a terceira vez que aparece, coça muito quendo estão nascendo, fui na emergência e o medico disse que podia ser alergia a alguma coisa e passou uma pomada pra mim, eu usei, ms depois de certo tempo, voltaram as bolhas na mão, gostaria de saber se tem alguma chance de ser herpes ou algum tipo de alergia mesmo?. Poos tenho cachorro, ele vivo na minha cama também, tenho medo de ser alguma micose.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Lika

Gostaria de ter mais informações sobre herpes zóster na região do glúteo e coxa na parte de trás. Internei com quadro de gripe e dor no glúteo e coxa… fazendo com que não conseguisse andar. Me deu pressão baixa e muita dor, fui internada direto na UTI sem diagnóstico. Porque dizem que é muito raro ter herpes zóster nessa região então demoraram quatro dias p diagnóstico sendo que só teve a vermelhidão após fazer uma ressonância na parte abdominal. Aí que foi diagnosticado, não tinha cor nem vermelhidão somente dor intensa. Fiquei onze dias na uti e onze dias no quarto. Decorrente disso tive rim inflamado, pedra na vesícula ( descoberto na hora sem sintomas ) , pneumonia e derrame no pulmão. Total de 22 dias internada. Sem força na perna e dificuldade em caminhar sentar ficar de pé. Tive que opera porque no glúteo não saiu erupção e sobrou líquido. Corte de onze pontos aí teve que tirar líquido no glúteo que no ultrassom falou que era celulite. Hoje estou melhorando mas muito devagar. Gostaria que tivesse mais artigos p ler sobre a herpes zóster na região do glúteo e coxa. Não consegui ler nenhum artigo sobre isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lika, registramos sua sugestão e a encaminhamos ao departamento responsável. Abraços.

Milly

Olá ? Tem uns tempo que vem aparecendo umas bolhas em meus dedos das mãos sempre agrupados bem juntinhos. e ja ate furei um dia e tem uma agua dentro. Estala dentro da pele que doe muito, depois parece que a pele onde eles estavam morre e consigo tirar essa pele sem doer. Será que pode ser herpes ? Nunca apareceu em outro lugar apenas no dedo da mão esquerda.e se lembro bem apenas dedão.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Milly, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Samue

Ola, eu estou com umas bolinhas agrupadas em quatro partes diferentes do meu corpo, ela da coceira e parece que queima, oq eu posso usar qual o tratamento e como previne se for herpes? Já que muitas pessoas disseram que se for isso não tem cura

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Samuel, “Vida mais saudável, noites bem dormidas, exercícios físicos moderados, evitar exposições prolongadas ao sol e usar filtro solar, inclusive labial” são os hábitos indicados pelo dermatologista Murilo Drummond para suprimir outras crises do herpes. Confira a matéria na integra a seguir. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/medidas-ajudar-suprimir-herpes

Lara

Olá, gostaria de saber se eu tiver herpes em uma parte do corpo se eu mesma posso passar ela pra outra parte tipo a genital…ou ela estando em uma determinada parte no meu corpo ela não passa pra minha genital??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lara, “Caso a pessoa com herpes labial manipule as feridas e não lave bem as mãos, a virose pode ser transmitida para os olhos e as partes genitais (desenvolvendo herpes ocular e herpes genital, respectivamente).” É o que afirma o Dr. Bruno Vargas Aniceto. A recomendação é que a higiene pessoal seja sempre mantida, para que o contágio para outras partes do corpo sejam evitadas. Confira a matéria na integra no link abaixo. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-labial-pode-tambem-herpes-genital

Márcia

Olá, gostaria de saber se a pessoa que teve a herpes em uma parte do corpo depois de algum tempo pode sentir as dores em outro lugar, meu pai teve nas costas e hoje ele esta sentindo dores nas pernas, disse que essa dor queima e imagina que possa ser reflexo da herpes que esteve a um tempo atras. Isso pode acontecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia, segundo o Dr. Leonardo, o herpes é mais comum em regiões mucosas, como boca e genitais. Porém, pode ocorrer em qualquer parte do corpo. “O contágio ocorre geralmente através do contato direto da pele ou mucosa com a ferida do indivíduo infectado.” É importante evitar contato direto do local infectado com qualquer outra parte do corpo e higiene das mãos devem ter atenção redobrada. Abraços.

daniela roberta burgos

boa tarde Dr.Eu estou tendo muita herpes em um mesmo lugar no bumbum, minha perna esquerda começa doer, meu pe esquerdo começa doer, tenho ingua, eu notei que sempre que estou estressada ela aparece. Em um ano ja apareceu umas 5 veses, tomo nimesulida ai some, mais é muita dor.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.