AchèAchè
    search
    Título

    Melasma tem cura? Saiba como tratar esta condição na pele

    Uncategorized

    Por

    Melasma é um tipo de mancha escurecida que surge na pele da face e afeta quase sempre mulheres com mais de 25 anos, após a gravidez ou em uso de terapia hormonal (anticoncepcional). Mas, será que melasma tem cura? Como o tratamento é feito? A dermatologista Cristiane Simões conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida para tirar essas dúvidas. Confira!

    Melasma tem cura? Tratamento visa o controle do problema


    No caso do melasma, convém esclarecer que a expectativa é sempre de que haja uma melhora significativa do aspecto da pele com os cuidados e orientações adequados. “No entanto, por ser um tipo de lesão de ocorrência multifatorial, precisamos de controle contínuo e prolongado para ter o melhor resultado possível, evitando o reaparecimento da mancha inicial. Tudo isso pra dizer que não cabe falar em ‘cura’, mas em controle e cuidado continuado”, afirma a dermatologista. 

    Para o tratamento do melasma, segundo a médica, existem diversas técnicas, aparatos e possibilidades. Cada abordagem deve ser indicada de modo personalizado para cada paciente, levando em consideração a extensão e a profundidade da lesão. 
    “As possibilidades de conduta vão desde o uso de fotoproteção, passando por uso de retinoides, derivados fenólicos, ácidos de diferentes tipos e concentrações até laser, luz intensa pulsada e dermoabrasão (estas últimas tendo indicações muito específicas pois podem piorar o quadro inicial)”, cita Dra. Cristiane. 

    É possível evitar o melasma?


    Como o melasma é uma lesão de ocorrência multifatorial, o fundamental é conhecer o que pode piorar sua manifestação e evitar ao máximo se expor às situações que desencadeiam estas manchas. Por isso, é importante conhecer os cosméticos antes de aplicá-los para não usá-los indevidamente (o que pode piorar a mancha) e, claro,
    utilizar sempre o filtro solar
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes