AchèAchè
search
Título

Linhas de expressão: o uso do ácido hialurônico pode amenizar o problema?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Com o envelhecimento da pele, é natural que surjam rugas e linhas de expressão no rosto. Para disfarçá-las, algumas pessoas recorrem ao uso de dermocosméticos e uma das substâncias mais encontradas na composição destes produtos é o ácido hialurônico. Sobre este assunto, nossa equipe conversou com a dermatologista Cristiane Simões, que explicou como utilizar o ácido hialurônico e esclareceu como este ativo age nas linhas de expressão. 

Linhas de expressão: o que são e como surgem

“Linhas de expressão são marcas visíveis na pele, formadas pelo movimento de expressão facial”, elucida a dermatologista, que continua: “Estas linhas se formam pelo processo de envelhecimento natural, mas podem se agravar caso haja exposição exagerada ao sol, alterações hormonais, fumo ou consumo de bebidas alcoólicas em excesso”. A testa e a região dos olhos são as áreas mais afetadas. 
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) também menciona que o bronzeamento artificial pode ser um acelerador do envelhecimento natural da pele, causando os sinais da idade. A alimentação inadequada, com excesso de açúcares, também pode promover esse efeito indesejado do envelhecimento precoce. 

Ácido hialurônico: para que serve? Saiba como evitar as linhas de expressão

O ácido hialurônico é um ativo já presente em alguns dermocosméticos, como creme para linhas de expressão e solução micelar, atuando como um poderoso rejuvenescedor. Segundo Dra. Cristiane, ele tem tido enorme sucesso: “O ácido hialurônico age suavizando as linhas de expressão ao preencher pequenos espaços que surgem entre a derme e a epiderme, garantindo hidratação e uniformidade à pele”.
Não é possível evitar totalmente as linhas de expressão, visto que o envelhecimento é um processo natural da pele. Porém, a dermatologista lembra que isso pode ser retardado com alguns hábitos simples: “Expor-se ao sol moderadamente e com protetor solar, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo”.
Para quem já tem linhas de expressão no rosto e quer amenizar o problema, Dra. Cristiane lembra que o mais importante é preservar a pele com o uso de um fotoprotetor. “Além deste cuidado, também podem ser usados cremes faciais hidratantes, orientados por um dermatologista”, enfatiza a médica. “Recomenda-se o uso de óculos de grau e de sol, evitando a formação de marcas de expressão pela mímica facial, como linhas de expressão nos olhos, além de acompanhamento médico para assegurar níveis hormonais adequados e de boa saúde”, completa a especialista.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes