AchèAchè
    search
    Título

    Insônia: veja como esse problema pode atrapalhar a sua produtividade!

    Uncategorized

    Por

    Segundo o médico do sono George Pinheiro, existe uma falsa ideia de que o sono é algo opcional, quando na verdade é uma necessidade fisiológica tão importante quanto comer ou beber água. Desrespeitar essa necessidade diária traz prejuízos graves à saúde. Mas, em muitos casos, esse desrespeito não é intencional, mas sim um distúrbio chamado de insônia. 

    Insônia diminui concentração e produtividade no trabalho


    O sono de duração inferior ao necessário ou de má qualidade, o que caracteriza a insônia, impacta a produtividade no dia seguinte. “Dormir é fundamental para a consolidação da memória, cognição e atenção. Basta
    uma só noite de insônia para reduzir a concentração necessária para atividades como estudo e trabalho, diminuindo a performance mental e aumentando o risco de acidentes de trabalho”, afirma o especialista. 

    Além de reduzir a produtividade, a insônia também pode atrapalhar a relação com os colegas de trabalho ou de estudo. “Pessoas com insônia estão sujeitas à irritabilidade, ao mau humor e a um menor rendimento cognitivo e têm risco aumentado para doenças sérias, como a depressão. Seja no ambiente de trabalho ou na relação familiar, quem dorme mal tem tolerância reduzida a situações de estresse, o que estimula comportamentos agressivos em casos extremos”, alerta Dr. Pinheiro.  

    Veja como é possível ter um sono de boa qualidade


    Para evitar que a insônia prejudique a rotina, é preciso prestar atenção aos hábitos que atrapalham o início do sono e sua manutenção e mudá-los. O médico recomenda “estabelecer uma
    regularidade para os horários de dormir e acordar, reduzir a exposição a eletrônicos duas horas antes de dormir, controlar a luminosidade do quarto e evitar a ingestão de bebidas estimulantes, como o café, no período noturno”. 

    Adotar essas atitudes simples e, se necessário, fazer o tratamento da insônia com medicações são medidas importantes para ter um sono reparador. Quem dorme bem acorda bem disposto para realizar as atividades do dia, reduz os problemas de memória e aprendizado e evita uma série de doenças, gerando impactos positivos na saúde. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes