AchèAchè
    search
    Título

    Uma noite mal dormida consiste, necessariamente, em um sono superficial?

    Dormir bem

    Por

    Ter uma noite de sono ruim não significa apenas que você sofre de sono superficial. Uma pessoa pode ter, por exemplo, sono profundo nos momentos em que de fato adormece, mas sofrer com um sono muito fragmentado, acordando muitas vezes. Neste caso, ela igualmente não obtém o sono ideal, que é reparador, o que também será prejudicial para o seu bem estar. 

    Pacientes com sono ruim costumam se acostumar com condição 


    “Se o/a paciente não acorda descansado,
    não possui um sono reparador, independente do tempo que dormiu, significa que não está tendo um sono satisfatório. Sendo assim, as causas do problema devem ser investigadas”, informa a pneumologista e especialista em Medicina do Sono Renata Ferlin Arbex.
    Segundo a especialista, muitas pessoas que têm o sono ruim se acostumam com essa condição e não buscam ajuda por não saberem o quanto estão perdendo sem mudar o quadro. “É interessante que quando o paciente se acostuma a viver mal ele mesmo não percebe como uma boa noite de sono pode interferir na sua qualidade de vida”, afirma a médica.

    Cuidados para tratar sono superficial e outros problemas


    Buscar ter um sono adequado, de fato reparador, é muito importante pois apenas assim você consegue produzir substâncias e hormônios no cérebro
    que trazem benefícios para a funcionalidade do organismo de modo geral. Com um sono ruim, no longo prazo a tendência é que você desenvolva problemas diversos, como fraqueza na imunidade e piora na qualidade de vida como um todo.
    Como dito anteriormente, o tratamento para corrigir o sono deve ser individualizado de acordo com os sintomas e estilo de vida de cada paciente, mas no geral são indicadas algumas medidas, como evitar atividades estimulantes perto da hora de dormir, evitar bebidas estimulantes (como as que contém cafeína) à noite, realizar todos os dias atividades prazerosas, entre outras. O tratamento medicamentoso também é uma alternativa, mas só deve entrar em cena caso o médico julgue necessário. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes