search
Título

Homens que apresentam entradas ainda jovens fatalmente perderão cabelo em outras áreas no futuro?

Cabelo
Pele e Beleza

14 de novembro de 2023

A presença de “entradas” é um dos primeiros sinais de calvície, mas nem sempre isso significa que o homem terá, necessariamente, perda de cabelo em outras áreas no futuro. Alguns podem, simplesmente, desenvolver “entradas” e não ter mais nenhuma perda significativa ao longo da vida. Para entender isso, basta saber que a calvície se manifesta de formas e intensidades distintas em cada paciente.

Entradas são início de calvície plena em pacientes predispostos


“Se o indivíduo que já possui ‘entradas’ tiver uma predisposição genética para calvície, então ele sofrerá com o aumento progressivo da calvície. A explicação é a seguinte: com o processo natural de envelhecimento, é comum notarmos piora progressiva da calvície em homens que iniciam a rarefação capilar na região frontal ainda bem jovens”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Ainda segundo a especialista, a calvície masculina, mais especificamente, se deve a um processo de miniaturização do folículo piloso, inflamação e fibrose, o qual vai aumentando com o passar dos anos em indivíduos geneticamente predispostos. Por mais que a herança genética seja o fator mais relevante no que diz respeito à calvície, outros fatores também são importantes no contexto.

Principais medidas de tratamento


Estresse, tabagismo,
excesso de oleosidade no couro cabeludo, dermatite seborreica (caspa) e carência de nutrientes, como biotina, ferro, selênio e zinco, são alguns dos fatores externos que facilitam a queda de cabelo. Estes também são chamadas de fatores controláveis, já que podem ser evitados pela ação do paciente (o que não se aplica à predisposição genética para calvície).
Portanto, evitar esses fatores de risco externos faz parte do tratamento contra calvície, funcionando como medida adjuvante da base do tratamento, que é o uso de medicamento específico contra o problema. A aplicação local do remédio, quando realizada da maneira correta, seguindo à risca todas as indicações, aumenta bastante as chances de controle da queda capilar.                               

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
calvície
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais fatores do estilo de vida podem contribuir para a calvície?

A forma mais conhecida da calvície é a alopecia androgenética. Entretanto, segundo a dermatologista Ana Lucia Recio, o problema não é influenciado pelo estilo de vida do paciente: “A princípio, a alopecia androgenética é uma condição geneticamente determinada e sua aparição e evolução relacionam-se com a expressividade genética de cada indivíduo”. Queda de cabelo pode […]

Artigos
É possível perceber sinais de calvície ainda na infância?

Como a calvície é uma doença essencialmente ligada à herança genética, o único indicativo de que uma criança possa vir a desenvolver o problema no futuro é o histórico de calvície na família. Mesmo assim, isso não garante que o indivíduo sofrerá com esse tipo de queda de cabelo. Porém, trata-se do principal fator de […]

Artigos
Comer mal é um fator de risco para calvície?

A calvície é uma condição de origem genética e por isso se manifestará apenas se o indivíduo tiver predisposição hereditária. Contudo, alguns fatores externos podem influenciar para facilitar a queda de cabelo em quem já conta com essa predisposição. A má alimentação é um exemplo importante disso, já que a saúde capilar também depende da […]

Converse com um dos nossos atendentes