A calvície é uma doença de caráter hereditário, que não tem cura nem prevenção. Porém, é possível tratar o problema assim que ele começa a se manifestar, o que permite que a queda do cabelo seja controlada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a única forma de evitar o desenvolvimento do problema é adotar o tratamento adequado indicado por um médico especialista no assunto.
Medicação tópica para controle da calvície
A principal medida do tratamento contra calvície é o uso de medicamento específico para o quadro. Para que se possa obter o resultado desejado, a aplicação deve ser feita corretamente, nos intervalos exatos indicados pelo médico. Não seguir a`risca o que foi prescrito pode comprometer o processo e o efeito do remédio.
“O medicamento tópico mais comumente usado para tratar calvície deve ser aplicado no couro cabeludo uma vez ao dia. Este produto age estimulando o aumento da circulação no couro cabeludo, o que favorece o crescimento dos fio. Porém, o uso irregular não conseguirá manter os resultados e os fios poderão voltar a cair ou mesmo não obter nenhuma melhora”, explica a dermatologista Juliana Fonte.
Alimentação nutritiva no tratamento
Em paralelo ao uso do medicamento, o paciente que trata calvície pode se beneficiar de algumas medidas adjuvantes,mais simples, mas que funcionam para complementar o tratamento. A alimentação entra nesse contexto, tendo em vista que uma boa nutrição é apontada como importante para a saúde capilar.
Os principais nutrientes para a saúde capilar são as proteínas, vitaminas A, B, B3 e C, ferro, ômega 3, silício, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ácido fólico. Esses nutrientes podem ser obtidos por meio de diversas fontes alimentares, mas, caso seja necessário e haja indicação médica, o paciente também pode recorrer à suplementação.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/
Foto: Getty Images