AchèAchè
search
Título

Herpes: uma pessoa sintomática pode desencadear lesões em portadores assintomáticos do vírus?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Portadores assintomáticos do vírus não costumam apresentar sintomas ao terem contato com outras pessoas sintomáticas. E isso independente dos pacientes estarem ou não com as lesões características do quadro. Os indivíduos que têm contato com o vírus nos primeiros anos de vida e não manifestam posteriormente os sintomas se tornam imunes à ameaça. 

Esmagadora maioria da população é imune ao herpes simples


“Algumas pessoas podem pegar o vírus do herpes e não manifestar a doença. Ou seja, não apresentam as lesões características do quadro. No máximo, apresentam poucas lesões que não chamam atenção. Geralmente, a pessoa descobre que teve herpes por ter sorologia positiva. O que acontece é que o sistema de defesa do indivíduo conseguiu combater o vírus”, explica a dermatologista Marcela Benez.

De acordo com dados veiculados no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 99% da população adulta já adquiriu imunidade ao vírus do herpes simples ainda na infância ou adolescência. Diz-se que a infecção, nesses casos, é subclínica (assintomática) ou marcada por um único episódio, de forma que o paciente obtém resistência ao vírus por toda a vida.

Tratamento medicamentoso e alimentação


Os pacientes sintomáticos, por sua vez, precisam se submeter ao tratamento adequado para controlar os sintomas e as crises.
O tratamento contra o herpes tem como principal medida o uso de medicamento específico. Os produtos com lisina na composição são particularmente interessantes, pois esse aminoácido é considerado um diferencial na redução das infecções de repetição causadas pelo vírus. 
Como o corpo humano não produz lisina, vale a pena também apostar no consumo da substância por meio da alimentação. Dentre as principais fontes alimentares de lisina, podem ser citadas as seguintes opções: carne peixe, leite e derivados, ovos, frango, batata, couve, beterraba, manga, abacate, mamão e maçã. Aliar essa dieta com o tratamento medicamentoso amplia bastante as chances de controle pleno dos sintomas. 

 

 Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes