AchèAchè
search
Título

Herpes: uma pessoa sintomática pode desencadear lesões em portadores assintomáticos do vírus?

Dores no corpo
Sintomas

19 de outubro de 2023

Portadores assintomáticos do vírus não costumam apresentar sintomas ao terem contato com outras pessoas sintomáticas. E isso independente dos pacientes estarem ou não com as lesões características do quadro. Os indivíduos que têm contato com o vírus nos primeiros anos de vida e não manifestam posteriormente os sintomas se tornam imunes à ameaça. 

Esmagadora maioria da população é imune ao herpes simples


“Algumas pessoas podem pegar o vírus do herpes e não manifestar a doença. Ou seja, não apresentam as lesões características do quadro. No máximo, apresentam poucas lesões que não chamam atenção. Geralmente, a pessoa descobre que teve herpes por ter sorologia positiva. O que acontece é que o sistema de defesa do indivíduo conseguiu combater o vírus”, explica a dermatologista Marcela Benez.

De acordo com dados veiculados no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 99% da população adulta já adquiriu imunidade ao vírus do herpes simples ainda na infância ou adolescência. Diz-se que a infecção, nesses casos, é subclínica (assintomática) ou marcada por um único episódio, de forma que o paciente obtém resistência ao vírus por toda a vida.

Tratamento medicamentoso e alimentação


Os pacientes sintomáticos, por sua vez, precisam se submeter ao tratamento adequado para controlar os sintomas e as crises.
O tratamento contra o herpes tem como principal medida o uso de medicamento específico. Os produtos com lisina na composição são particularmente interessantes, pois esse aminoácido é considerado um diferencial na redução das infecções de repetição causadas pelo vírus. 
Como o corpo humano não produz lisina, vale a pena também apostar no consumo da substância por meio da alimentação. Dentre as principais fontes alimentares de lisina, podem ser citadas as seguintes opções: carne peixe, leite e derivados, ovos, frango, batata, couve, beterraba, manga, abacate, mamão e maçã. Aliar essa dieta com o tratamento medicamentoso amplia bastante as chances de controle pleno dos sintomas. 

 Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?

A prática de atividade física é essencial para prevenir e tratar os sintomas das varizes dos membros inferiores, especialmente quando o exercício em questão é de impacto baixo, no máximo moderado. Portanto, o pilates pode ser uma ótima alternativa nesse sentido, seja você já diagnosticado com o problema ou não. Pilates no tratamento de varizes […]

Artigos
Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?

As inflamações que de vez em quando afetam o corpo humano costumam causar dores, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Apesar desses sintomas perturbadores, existe uma boa razão que provoca seu aparecimento: a inflamação exerce uma função importante, atuando como um mecanismo de defesa. “Uma resposta inflamatória pode ser iniciada com a […]

Artigos
Por que uma lesão muscular provoca inflamação?

Lesões musculares podem ser ocasionadas por movimentos que exigem esforço em variados níveis, ou seja, tanto esportistas quanto amadores que praticam exercícios físicos cotidianamente podem sofrer com isso. O problema resulta no rompimento dos vasos sanguíneos locais, o que gera um processo inflamatório. Sintomas da lesão muscular “No momento em que há a lesão da […]

Converse com um dos nossos atendentes