O vírus do herpes pode ser transmitido pela comida compartilhada?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral que causa o surgimento de bolhas e feridas, principalmente nos lábios e na região genital. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição é extremamente comum na população, em parte porque é transmitida com muita facilidade. Será que o vírus do herpes também pode ser transmitido pela comida compartilhada? Descubra!

Vírus do herpes pode ser transmitido pela comida e por objetos


De acordo com a dermatologista Marcela Benez, basta um contato mínimo com a pele ou com a mucosa de uma pessoa infectada para que o vírus do herpes seja transmitido: “
A transmissão ocorre através do contato direto com a lesão, como por meio de um beijo ou pelo toque com a mão contaminada, e pelo uso de objetos contaminados pelo vírus”. 

“Quando a lesão está ativa (visível) nos lábios ou na mucosa oral, ela pode ser transmitida quando são compartilhados talheres, copos e batons”, explica a especialista. Por isso, atitudes extremamente comuns e aparentemente inofensivas, como dividir um sanduíche com alguém, podem aumentar os riscos de contaminação e não são indicadas.

“Além disso, o herpes genital pode ser transmitido no ato sexual”, alerta a médica. Nesses casos, a principal forma de contaminação é por meio das relações sexuais sem o uso de preservativos. Mas, se as vesículas estiverem com seu conteúdo líquido, a infecção pode ocorrer até mesmo pelo contato das mãos do próprio indivíduo com outras partes do corpo, podendo passar dos lábios à região genital. 

Alimentos com arginina devem ser evitados durante crise de herpes


Segundo Dra. Marcela, há ainda outros cuidados importantes em relação a alimentação, como evitar alguns tipos de comidas que podem atrapalhar a
recuperação de uma crise de herpes. “É recomendado evitar alimentos que contêm arginina, porque ela é uma substância que colabora para a replicação do vírus. Alguns exemplos são as castanhas, cacau, feijão, queijo, presunto e aveia”, orienta a profissional.

Por outro lado, alimentos que contêm o aminoácido lisina podem ser muito benéficos para impedir o agravamento do quadro e até mesmo prevenir outras crises de herpes. Essa substância pode ser encontrada em legumes, leite, ovos, peixes, carne bovina e de frango.


Dados da
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
herpes
herpes-genital

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O vírus do herpes pode ser transmitido pela comida compartilhada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.