O tratamento do herpes tem como objetivo controlar o quadro para que as crises e, por consequência, os sintomas não venham a tona. Um dos fatores que mais contribuem para a manifestação das crises e acentuação dos sintomas é a fragilização da imunidade. Sendo assim, doenças que afetam diretamente a imunidade tendem a atrapalhar o tratamento contra o vírus do herpes.
Quadros que pioram tratamento do herpes
“Quando tratamos o herpes, consideramos alguns fatores, como, por exemplo, se é o primeiro episódio ou recorrência/tempo de surgimento das lesões e demais sintomas. Também deve-se levar em conta a presença de doenças, pois existem algumas que relacionam-se à imunossupressão e que podem ser desencadeantes dessa dermatovirose”, explica a dermatologista Thaís Nietsche.
Ainda segundo a especialista, não apenas esse tipo de doença pode atrapalhar o tratamento do herpes. Problemas de saúde mental também podem ser complicadores nesse contexto, até porque contribuem, da mesma forma, para queda da imunidade. “Situações de estresse, depressão e ansiedade também podem comprometer o tratamento do herpes”, afirma a médica.
Características do vírus e tratamento adequado
Vale ressaltar que o herpes é um vírus extremamente comum e de fácil transmissão, o que faz com que um número grande de pessoas o possua em seu organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que 99% da população mundial já tenha sido infectada pelo herpes desde a infância, tendo desenvolvido imunidade ao mesmo. Desse total, uma minoria manifesta os sintomas e sofre com crises. No resto dos casos, o vírus permanece em estado latente (“adormecido”).
O tratamento contra o herpes deve ser iniciado o quanto antes nos casos em que crises e sintomas se fazem presentes (ainda mais quando vêm com frequência), com suporte de um médico dermatologista. O uso de medicamentos é essencial no processo, especialmente aqueles contendo lisina. Estudos apontam que este aminoácido reduz as infecções de repetição provocadas pelo herpes simples.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/
Foto: Shutterstock