search
    Título

    Helmintíases: Quais as principais características desse tipo de parasitose intestinal?

    Saúde Gastrointestinal
    Sintomas

    Por Dr. Alexandre de Souza Carlos

    17 de agosto de 2020

    Conhecidas popularmente como vermes, os helmintos são os parasitas que provocam as helmintíases. Eles afetam, na maioria das vezes, o intestino e causam diversos sintomas similares aos de outras parasitoses intestinais. O tratamento, assim como em toda parasitose, se baseia no uso de medicamento específico para eliminar o agente infeccioso em questão (antiparasitários).  

    Causas, sintomas e tratamento das helmintíases

    “As helmintíases são parasitoses provocadas por vermes que, geralmente, habitam o intestino. As principais helmintíases são as seguintes: ascaridíase, enterobíase, estrongiloidíase, ancilostomíase, teníase, himenolepíase e esquistossomose”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
    Segundo o especialista, os sintomas mais comuns provocados pelas helmintíases são: dor abdominal, diarreia, anemia carencial por deficiência de ferro e prurido anal. “O tratamento recomendado para controle desses sintomas consiste em antiparasitários. A escolha do que usar dependerá de qual helminto seja o responsável pela doença”, explica o profissional.

    Principais cuidados de prevenção

    Tendo em vista que as parasitoses intestinais são transmitidas por meio de alimentos, água, objetos e até terra contaminados pelos cistos dos agentes infecciosos, é fundamental estar em estado constante de atenção com a higiene de modo geral. Esse tipo de cuidado auxilia demais na prevenção de infecções do gênero.
    Portanto, deve-se lavar sempre as mãos, ao chegar da rua, antes das refeições e antes de colocar as mãos na boca por qualquer razão; limpar bem os alimentos antes de ingeri-los, principalmente verduras, frutas e legumes; e ingerir somente água devidamente filtrada. Não é por acaso que nas regiões onde o saneamento básico é deficiente os riscos de contaminação são maiores.    

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    helmintíases
    parasitose intestinal
    prevenção para parasitose
    sintomas de helmintíases
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes