AchèAchè
    search
    Título

    Há alguma relação entre insônia e problemas como a ansiedade?

    Dormir bem

    Por

    A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns. Segundo o Ministério da Saúde, o problema é caracterizado pela dificuldade de pegar no sono, de se manter dormindo ao longo da noite ou ainda pelo despertar antes do esperado. Vários fatores podem provocar insônia e entre os mais importantes estão a ansiedade e seus transtornos. 

    Pessoas mais ansiosas ou com ansiedade patológica (casos em que a ansiedade é uma doença psiquiátrica) apresentam episódios de insônia mais frequentes e mais intensos. A ansiedade está relacionada a neurotransmissores e substâncias que aceleram o pensamento, como a adrenalina e o cortisol, inimigos do sono”, afirma o médico do sono Franco Martins. 

    Como impedir que a ansiedade leve à insônia?


    O especialista explica que o paciente mais ansioso não deve passar o dia se preocupando com o sono. Deve ainda anotar deveres e preocupações do dia seguinte em um caderno e deixá-lo na cabeceira da cama, a fim de reduzir os pensamentos que aceleram a atividade cerebral e, consequentemente, atrapalham a chegada do sono. 

    Por outro lado, se a ansiedade for mesmo patológica, é fundamental começar o tratamento medicamentoso com antidepressivos e/ou ansiolíticos, prescritos por um profissional. “Casos mais leves ou iniciais de transtorno de ansiedade se beneficiam de psicoterapia, com destaque à terapia cognitivo-comportamental, que apresenta bons resultados”, complementa Dr. Franco.

    Alzheimer é outro problema de saúde que atrapalha o sono


    Vale lembrar ainda que os
    transtornos de ansiedade não são os únicos problemas de saúde capazes de levar à insônia. “Podemos citar as demências, como o Alzheimer e o Parkinson. A depressão, o transtorno afetivo bipolar e a esquizofrenia podem prejudicar o sono quando mal controlados. Medicamentos utilizados para o tratamento dessas doenças também podem influenciar o sono”, informa o médico. 


    Dados do Ministério da Saúde:
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/256_disturbios_sono.html

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes