A micose é o resultado de uma proliferação anormal de fungos na pele. A ocorrência desse problema se relaciona diretamente com a imunidade, pois se esta estiver baixa, o organismo cede à ação maléfica dos fungos. Portanto, a presença de fungos pode ser um sinal importante de baixa imunidade.
Fungos são comuns em crianças também por conta de sua imunidade mais frágil
“Os fungos são considerados germes oportunistas, isto é, que se aproveitam da debilidade do nosso sistema de defesa para se instalarem e se multiplicarem em algum tecido ou órgão, causando doença. A barreira de defesa da pele não consegue combater a instalação dos fungos quando seu sistema de defesa está debilitado”, explica a imunologista Cláudia Lobo César.
A micose costuma aparecer com frequência em crianças, muito em função do fato do sistema imunológico ainda não estar completamente desenvolvido nos primeiros anos de vida. Mesmo assim, outros fatores também devem atuar para que a infecção de fungos na pele dos pequenos ocorra. Calor e umidade são exemplos básicos.
Prevenção contra infecção por fungos
Portanto, para evitar que seu filho tenha fungos, é necessário ter alguns cuidados com a umidade e o calor. Secar bem a pele dele, evitar que ele fique muito tempo com roupas molhadas ou ande descalço e colocar talco em seus pés são alguns exemplos. Já no caso da imunidade, especificamente, deve-se apostar em hábitos de vida saudáveis.
“Quando criamos hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, rotina de sono suficiente para recompor as energias, atividade física, equilíbrio emocional, higiene ambiental e pessoal, exame clínico de rotina , imunização (vacinas) adequada para cada faixa etária etc, ajudamos a manter nosso sistema imunológico (de defesa) mais robusto, ajudando a diminuir a frequência e a intensidade das inflamações e infecções”, conclui a imunologista.
Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba (SP). CRM-SP: 53881
Foto: Shutterstock