search
Título

Festas de fim de ano: veja os alimentos podem favorecer a formação de gases

Uncategorized

Por

Boa parte da grande expectativa criada com a chegada das festas de fim de ano se justifica pelas deliciosas comidas típicas da época. Ávidas por rabanadas, carne de peru, bacalhau e outras guloseimas, muitas pessoas vão com tudo na comilança e se esquecem de maneirar. Com isso, surgem alguns inconvenientes, como o excesso de gases.  
Diversas comidas típicas de Natal e Ano Novo favorecem a formação de gases. Alguns exemplos são: lentilhas, alho, cebola, espumantes, refrigerantes, panetone, rabanadas, algumas frutas, batata, carne de porco e doces a base de leites em geral”, indica a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Dicas para quem tem maior sensibilidade aos gases


Segunda a médica, tais alimentos tendem a produzir mais gases no organismo por dois motivos:
pela ação de bactérias nos intestinos, digerindo as comidas; e quando alguém tem problemas na digestão de certos alimentos, como trigo ou produtos lácteos. “Produtos como a carne de porco podem liberar concentrações de gases que causam odor ruim após a digestão. Amidos não digeríveis das frutas também podem causar esse efeito”.
Para aqueles com maior produção e sensibilidade aos gases, a especialista aconselha evitar, principalmente, pão e farináceos (que levam trigo) em excesso, maneirar nos espumantes e refrigerantes e carregar menos os temperos com alho e cebola. “Dessa forma, as pessoas mais suscetíveis podem comer mais saladas e arroz com lentilha (deixada de molho de um dia pro outro), com aquele famoso peru no lugar do pernil”.

Cuidado com a conservação dos alimentos no verão!


Também é recomendado não abusar nas sobremesas, sejam elas frutas ou doces, pois qualquer exagero faz mal à saúde. “Como estamos no verão, é importante ter atenção também aos alimentos que ficarem muito tempo fora da geladeira, já que assim eles podem produzir fungos e bactérias capazes de gerar muitos gases e diarreia. Não deixe que isso acabe estragando a sua festa!”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes