search
    Título

    Existem complicações graves de saúde causadas pelo vírus do herpes? Quais?

    Uncategorized

    Por

    O herpes é uma doença infectocontagiosa muito comum causada pelo vírus herpes simples. O vírus é dividido em dois tipos: o tipo 1, frequentemente associado a lesões do herpes no rosto, mais presentes na região da boca, e o tipo 2, responsável por 80% a 90% dos casos de lesões genitais. A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto com a pele, as mucosas e as feridas de pessoas infectadas.

    Herpes: Idosos, crianças e pacientes imunossuprimidos correm mais riscos


    O vírus do herpes requer cuidados para evitar que o quadro piore e permita o surgimento de complicações, chamadas pela infectologista Naihma Salum Fontana de “apresentações mais graves”. “Elas são raras e ocorrem principalmente em pacientes imunossuprimidos, como os que realizam quimioterapia, portadores de HIV, de imunodeficiências primárias e de patologias onco-hematológicas”, explica a médica.

    Outros pacientes mais propícios às complicações do vírus herpes simples são as crianças, idosos e bebês recém-nascidos. As apresentações mais graves da doença atingem principalmente o sistema nervoso central, sob a forma de queratoconjuntivite, meningoencefalite herpética, uma forma mais grave de meningite, e paralisia de Bell, que causa fraqueza muscular de um dos lados do rosto.

    Como é o tratamento pra herpes?


    A prevenção deve ser prioridade, especialmente nos pacientes com mais fatores de risco. “As complicações dependem de fatores intrinsecamente relacionados ao hospedeiro. O que se pode fazer é evitar o contato com pacientes com herpes simples ativos, com atenção maior aos grupos mais suscetíveis”, afirma Naihma.

    O tratamento do herpes simples deve utilizar medicamentos antivirais nos casos leves. “Nos casos mais graves, como na encefalite herpética, o tratamento é feito com medicações endovenosas, em regime de internação hospitalar”, destaca a profissional. O combate ao vírus deve ser sempre orientado por um médico e iniciado rapidamente para que a manifestação dos sintomas, como bolhas e feridas, sejam de menor duração e intensidade.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes