AchèAchè
    search
    Título

    Exercícios com cargas muito pesadas podem piorar um quadro de osteoartrite?

    Doenças dos Ossos

    Por

    As áreas mais atingidas em quadros de osteoartrite são as articulações das mãos, joelhos, coluna e coxofemorais (que ligam as coxas com o quadril). A doença é  caracterizada pela degeneração das cartilagens, tecidos que protegem os ossos e que são implicados durante o movimento do corpo, recebendo diretamente o impacto das atividades físicas.

    A reumatologista Surian Ribeiro afirma que, dependendo do estágio de osteoartrite, práticas intensas e com cargas pesadas podem agravar a doença. “Estudos sugerem que exercícios de alta intensidade que visam o desempenho competitivo expõem as articulações a uma sobrecarga muito alta e constante, aumentando o risco de lesões articulares, o que, em última análise, poderia resultar em maior desgaste dos compartimentos afetados”, explica.

    Atletas de alta performance podem desenvolver osteoartrite


    Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os atletas de elite tem um alto risco de desenvolvimento posterior de osteoartrite devido a alta carga que recebem nas juntas, assim como os corredores profissionais que, por causa da sobrecarga dos exercícios,
    podem desenvolver a doença nas articulações do joelho e coxofemoral. “As pessoas que realizam atividades manuais repetitivas, sobrecarregando uma articulação específica, também podem apresentar osteoartrite. No entanto, salvo essas situações, os exercícios são parte fundamental do tratamento”, diz a médica.

    Exercícios que promovem força e flexibilidade ajudam no tratamento


    Entre os exercícios que demonstram resultados benéficos em casos de osteoartrite, Dra. Surian destaca os
    treinamentos que priorizam o desenvolvimento de força e flexibilidade e as práticas aeróbicas. Natação, hidroginástica, bicicleta e pilates são alguns exemplos dessas atividades recomendadas. 

    O sedentarismo é um fator de risco para a doença, uma vez que músculos enfraquecidos deixam as articulações ainda mais sobrecarregadas pelo peso do corpo e pelo impacto das movimentações, o que pode aumentar o risco de desgaste das cartilagens. Por isso, as atividades físicas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente. Vale lembrar que é fundamental procurar um especialista, porque exercícios feitos sem orientação podem causar traumas e lesões.


    Dados da  Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
    https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes