As áreas mais atingidas em quadros de osteoartrite são as articulações das mãos, joelhos, coluna e coxofemorais (que ligam as coxas com o quadril). A doença é caracterizada pela degeneração das cartilagens, tecidos que protegem os ossos e que são implicados durante o movimento do corpo, recebendo diretamente o impacto das atividades físicas.
A reumatologista Surian Ribeiro afirma que, dependendo do estágio de osteoartrite, práticas intensas e com cargas pesadas podem agravar a doença. “Estudos sugerem que exercícios de alta intensidade que visam o desempenho competitivo expõem as articulações a uma sobrecarga muito alta e constante, aumentando o risco de lesões articulares, o que, em última análise, poderia resultar em maior desgaste dos compartimentos afetados”, explica.
Atletas de alta performance podem desenvolver osteoartrite
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os atletas de elite tem um alto risco de desenvolvimento posterior de osteoartrite devido a alta carga que recebem nas juntas, assim como os corredores profissionais que, por causa da sobrecarga dos exercícios, podem desenvolver a doença nas articulações do joelho e coxofemoral. “As pessoas que realizam atividades manuais repetitivas, sobrecarregando uma articulação específica, também podem apresentar osteoartrite. No entanto, salvo essas situações, os exercícios são parte fundamental do tratamento”, diz a médica.
Exercícios que promovem força e flexibilidade ajudam no tratamento
Entre os exercícios que demonstram resultados benéficos em casos de osteoartrite, Dra. Surian destaca os treinamentos que priorizam o desenvolvimento de força e flexibilidade e as práticas aeróbicas. Natação, hidroginástica, bicicleta e pilates são alguns exemplos dessas atividades recomendadas.
O sedentarismo é um fator de risco para a doença, uma vez que músculos enfraquecidos deixam as articulações ainda mais sobrecarregadas pelo peso do corpo e pelo impacto das movimentações, o que pode aumentar o risco de desgaste das cartilagens. Por isso, as atividades físicas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida do paciente. Vale lembrar que é fundamental procurar um especialista, porque exercícios feitos sem orientação podem causar traumas e lesões.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/