AchèAchè
search
Título

Esteira ou bicicleta: Qual desses exercícios é mais indicado para auxiliar na redução de medidas?

Emagrecimento
Obesidade

Por Dr. João Felipe Franca

19 de outubro de 2023

Ser fisicamente ativo é um fator muito importante na busca de uma melhor qualidade de vida. Os exercícios promovem, por exemplo, a perda de peso, fundamental para prevenir problemas cardiovasculares, metabólicos e ósseos. Duas das atividades mais indicadas por especialistas para ajudar a emagrecer são a esteira e a bicicleta, mas será que alguma delas consegue ser mais eficaz na queima de calorias e redução de medidas?

Utilizar a esteira para correr pode queimar mais calorias que a bicicleta

De acordo com o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, tanto a esteira quanto a bicicleta têm vantagens e desvantagens e a escolha dependerá da disponibilidade, viabilidade e do gosto por cada uma das atividades. “O mais indicado para emagrecer são exercícios de maior duração e menor intensidade inicialmente, com assiduidade na maioria dos dias da semana em uma atividade que seja prazerosa, viável e com baixo risco de lesão”, explica o especialista.

Caminhar e correr na esteira podem proporcionar maior gasto energético que a bicicleta. Por outro lado, há maior chance de lesões por causa dos impactos nas articulações. “Correr requer técnica adequada para reduzir o risco de lesão e a corrida pode ser intensa demais para os iniciantes e para aqueles que sempre foram sedentários. Caminhar pode ser mais natural e viável, pois apenas um bom calçado esportivo é necessário”, pondera o médico.

Bicicleta gera poucos impactos na saúde das articulações

Pedalar requer, além da bicicleta, equipamentos de proteção e locais apropriados para a prática. Entretanto, produz menos impactos nas articulações e também tem menor intensidade, favorecendo a aderência à rotina de exercícios, principalmente na fase inicial. É preciso lembrar que utilizar tanto a esteira quanto a bicicleta em ambientes fechados e climatizados também ajuda na aderência, já que o clima não se torna uma desculpa para deixar de realizar a atividade.

O emagrecimento não é a única forma com que essas atividades conseguem proteger a saúde do corpo. “A prática regular traz inúmeros benefícios já comprovados, como melhor controle do colesterol, do diabetes, da hipertensão arterial, da melhora do humor, do sono e do bem-estar físico e mental e menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer”, afirma o profissional. Doutor Franca diz ainda que ser sedentário pode ser tão ou mais perigoso que fumar compulsivamente e aumenta o risco de morte em até cinco vezes.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
atividade física
emagrecer
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Em quais alimentos encontramos o ácido clorogênico?

O ácido clorogênico pode ser encontrado em alimentos como maçã, pera, alcachofra, berinjela, tomate e erva mate, mas principalmente no café. O extrato de café verde, especialmente, possui alta concentração desse ácido. Dentre os seus benefícios, destacam-se o emagrecimento natural e a redução dos níveis de glicose no sangue. “O ácido clorogênico é da família […]

Artigos
Açúcar ou adoçante? O que usar no café para ajudar a emagrecer?

Muitas pessoas não abrem mão de uma ou mais xícaras de café por dia, seja pelo sabor, para dar disposição ou para as duas coisas. Para dar gosto à bebida, a escolha geralmente fica entre duas opções: açúcar e adoçante. Quer saber qual é a melhor opção? Pensando somente no valor calórico, a resposta é […]

Artigos
Dieta low carb: Nutricionista explica como funciona famosa restrição alimentar

Hoje em dia não faltam opções de dietas, sendo que das diversas existentes cada uma é preparada com objetivos específicos para cada pessoa. Uma das mais famosas atualmente, apesar de existir há décadas, é a low carb. O termo em inglês quer dizer, em tradução livre, baixa quantidade de carboidratos, o que representa uma estratégia […]

Converse com um dos nossos atendentes