A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica em que o paciente acometido sofre para distinguir o que faz parte da realidade e o que não é. Um indivíduo esquizofrênico pode ouvir vozes e ver coisas que não existem, além de achar que está sendo perseguido, ter o pensamento desorganizado e diminuição de suas vontades.
Tratamento é imprescindível
O distúrbio requer tratamento e apoio familiar, principalmente porque as crises podem colocar a vida em risco. “O paciente com esquizofrenia em crise sofre a mais devastadora perseguição. Ele não tem nenhuma defesa aos ataques que sofre de sua mente. Deve-se entender isso e não usar força desproporcional para contê-lo e nunca discutir”, recomenda o psiquiatra Jorge Henna.
Diante de uma crise, os familiares devem sempre pedir ajuda a um profissional de urgência e, quando não for possível, pedir auxílio de amigos e vizinhos. O paciente, muitas vezes, não entende e não percebe a gravidade do que está fazendo. “Certamente, as ações intempestivas de outros serão interpretadas como uma aliança com o perseguidor”, afirma o profissional.
Suporte familiar ajuda a evitar crises
É fundamental que a família acompanhe o indivíduo ao tratamento e o apoie ao longo do processo para evitar a ocorrência de novas crises. Segundo Henna, quando há uma relação de confiança, os médicos são os primeiros a saber das alterações mentais, antes mesmo do surgimento de sintomas graves.
“As crises ocorrem, em sua maioria, nos pacientes que não aderem ao tratamento e que recaem cerca de 10 a 15 dias após cessarem o uso de medicamentos”, alerta o psiquiatra. O tratamento não deve ser abandonado, já que em muitos casos, é preciso segui-lo por toda a vida. As abordagens são muitas: podem ser utilizadas medicações antipsicóticas, psicoterapias, terapias funcionais e fonoaudiólogas.


Esquizofrenia na família: o que fazer quando um familiar entra em crise?
19 de outubro de 2023
Tags
Compartilhamento
Posts relacionados
Quem tem esquizofrenia pode ter uma vida normal?
Realizar consultas periódicas com um médico é fundamental para a descoberta de uma doença ainda em estágios iniciais. O diagnóstico precoce dá mais tempo ao paciente para compreender sua condição e aumenta as chances de controle dos sintomas para manter a qualidade de vida e, quando possível, de obter uma cura. Com a esquizofrenia, não […]
O tratamento para diferentes tipos de esquizofrenia é o mesmo?
O tratamento para a esquizofrenia, geralmente, mantém o mesmo padrão. Todos os tipos da doença exigem o uso de remédios, psicoterapia e interação social. O que pode variar mais são os medicamentos, já que cada pessoa pode reagir de forma diferente ao mesmo produto receitado. Remédios para esquizofrenia apresentam efeitos variados “O tratamento […]
Por que o TOC é conhecido como a doença da dúvida?
O TOC é conhecido como a doença da dúvida pois a dúvida patológica é um dos sintomas mais comuns do transtorno. Trata-se de uma obsessão que gera a compulsão de verificação. Por exemplo, se um paciente com TOC fica na dúvida se trancou a porta de casa antes de sair, ele checa se ela de […]


