AchèAchè
search
Título

Saiba como funciona o tratamento da esquizofrenia com a ajuda de ansiolíticos

Cabeça e Pescoço

Por

19 de outubro de 2023

Apesar de ser uma doença razoavelmente discutida até mesmo em novelas, como em “Caminho das Índias”, da TV Globo, em 2009, com o personagem interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, a esquizofrenia ainda é uma doença ainda pouco conhecida pelo grande público. “É uma desordem mental, classificada como transtorno psicótico e atinge apenas 1% da população mundial”, afirma a psiquiatra Ana Cláudia Vasconcellos. A médica explica como surge a doença, os principais sintomas, seus graus e se existe cura.

 

A esquizofrenia tem cura? Como tratá-la?

A cura da esquizofrenia ainda não é uma realidade, mas o tratamento é capaz de reduzir os sintomas. “No presente, o tratamento apenas controla a doença. Ainda não podemos falar em cura, como na maioria das doenças crônicas”, afirma a médica, defendendo também que o tratamento com os medicamentos corretos é o ponto crucial da melhora do quadro do indivíduo. “Normalmente, administramos ansiolíticos (que tratam a ansiedade) unidos a antipsicóticos (vão induzir o sono e controlar as paranoias). Eles são usados com o objetivo de remissão de alguns sintomas ou, pelo menos, a melhora destes com o objetivo de dar maior qualidade de vida ao paciente”.

 

Como surge a doença?

De acordo com a médica, a esquizofrenia surge mais comumente no final da adolescência, início da idade adulta. “Não se sabe ainda o motivo que gera o aparecimento dela, mas há um componente genético e fatores externos, como uso de drogas, que criam a abertura do quadro em pessoas predispostas”, explica.

 

Principais sintomas da esquizofrenia

Os sintomas podem demorar a aparecer, podendo durar meses ou anos até que eles se mostrem por completo. “Os mais comuns são: perda de motivação; dificuldade de relacionamento; diminuição da capacidade de atenção e de realizar funções básicas do dia a dia; ansiedade; pensamentos ilusórios; alucinações auditivas; apatia e isolamento social”, lista.

 

Existem graus da doença?

Ana Cláudia afirma que existem 6 tipos de esquizofrenia: simples, paranoide, desorganizada, catatônica, não diferenciada e residual. “A mais comum é a paranoide, na qual o indivíduo tem ataques de fúria, ansiedade, depressão e a paranoia de que as pessoas ao redor querem lhe fazer mal”, explica.

 

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que acordar várias vezes à noite é prejudicial à qualidade do sono?

Uma boa noite de sono é fundamental para um dia repleto de saúde física e mental. Mas algumas pessoas apresentam dificuldades em dormir por muitas horas seguidas e acabam acordando várias vezes durante a noite. Apesar de, na maioria dos casos, isso ser um ato involuntário, prejudica a qualidade do sono e traz malefícios à […]

Artigos
Dor de cabeça constante pode ser sinal de estresse?

Se sentir dor de cabeça esporadicamente já é motivo de incômodo, imagine senti-la frequentemente. Nesses casos, o sintoma pode prejudicar até a qualidade de vida e atrapalhar o trabalho e os estudos. A causa para o problema deve ser investigada por um médico. No entanto, em algumas pessoas, sentir dor de cabeça constantemente pode ser […]

Artigos
É possível fazer a barba crescer usando medicação contra calvície?

Os medicamentos contra calvície hoje em dia também são receitados para tratar problemas relacionados à barba. Em geral, os resultados variam bastante, mas alguns são realmente positivos. Ainda há poucos estudos relacionados ao uso desse tipo de remédio na barba, porém as prescrições para este fim seguem sendo feitas pelos dermatologistas. “Visto que esses medicamentos […]

Converse com um dos nossos atendentes