AchèAchè
search
Título

Esquecimento comum ou sintoma de Alzheimer? Como identificar se a perda de memória é sinal da doença?

Alzheimer
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

A perda de memória é o primeiro sintoma do Alzheimer, mas muitas vezes pode estar associada a outros quadros, como a depressão, por exemplo. Para saber se este sinal está ligado ao Alzheimer ou não, é preciso identificar como ele se manifesta, pois o esquecimento típico da doença tende a ser mais intenso.
“A perda de memória normal que acontece com a idade não impede que o paciente desenvolva suas atividades diárias normalmente e não chama tanto a atenção. Por outro lado, a perda de memória do mal de Alzheimer não permite que você leia um livro, porque quando você virou a página, já não se lembra mais do que leu anteriormente. Quando está assistindo a um filme, no meio dele já não se lembra do começo”, exemplifica o geriatra José Eduardo Martinelli.

 

Perda de memória por depressão e correria do dia a dia

 


Conforme explica o médico, a memória depende muito de motivação, atenção, concentração e emoção. Quando você está deprimido, perde motivação e emoção e, por consequência, atenção e concentração. Portanto, memoriza menos. “Um fato marcante na vida você nunca esquece, como o nascimento de um filho, porque houve emoção. Quando você gosta de alguma coisa e tem interesse por aquilo, fica motivado, então tende a memorizar mais facilmente”.

A simples atribulação do dia a dia também pode gerar perda de memória, a qual pode ser diferenciada facilmente daquela ligada ao Alzheimer. Esquecer um compromisso, por exemplo, nem sempre será considerado uma falha patológica de memória. “Os idosos têm pequenos esquecimentos que são normais no dia a dia. O problema é quando, por exemplo, o filho veio jantar com a mãe e ficou 2 horas conversando com ela e no dia seguinte ela ainda espera ele chegar para o encontro. Isto já deixou de ser um simples esquecimento”, afirma Martinelli.

 

Tratamento ameniza esquecimento do Alzheimer mas não recupera danos sofridos

 


O esquecimento e os demais sintomas do Alzheimer podem ser amenizados com o tratamento medicamentoso específico para a doença. Contudo, não há como recuperar completamente os danos já sofridos, nem impedir completamente o progresso da doença, apenas reduzir sua velocidade. “
O tratamento não permite que você volte ao estágio inicial anterior à doença. Há uma melhora até significativa, mas nunca volta ao que era antes”, completa.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro é fundamental. Comprometimento da […]

Artigos
Enfrentando o Alzheimer: Confira algumas atividades cognitivas que podem auxiliar na prevenção e tratamento da doença

A degeneração mental que caracteriza o Alzheimer, apesar de progressiva, pode ser retardada caso o paciente se submeta ao tratamento adequado, o que lhe confere mais tempo com uma qualidade de vida melhor. A prática de atividades cognitivas no dia a dia é essencial nesse processo, já que estimula a mente do idoso.     “A […]

Artigos
O mal de Alzheimer só atinge idosos ou pode aparecer de forma precoce?

O mal de Alzheimer é um problema neurodegenerativo conhecido principalmente por provocar a perda da memória. No entanto, existe ainda outra característica bastante famosa do Alzheimer: a maior parte dos pacientes afetados tem mais de 60 anos. Isso não significa dizer que a doença é exclusiva da terceira idade e que não existem casos precoces. […]

Converse com um dos nossos atendentes