O ácido clorogênico pode ser encontrado em alimentos como maçã, pera, alcachofra, berinjela, tomate e erva mate, mas principalmente no café. O extrato de café verde, especialmente, possui alta concentração desse ácido. Dentre os seus benefícios, destacam-se o emagrecimento natural e a redução dos níveis de glicose no sangue.
“O ácido clorogênico é da família de ésteres, formado pelos ácidos quínico e caféico. Ele é encontrado no café verde (sem torrar) em 7%, mas quando o grão é torrado perde parte desse valor”, informa a nutricionista Adriana Ávila.
Benefícios do ácido clorogênico
Conforme aponta a especialista, estudos sugerem que o ácido clorogênico pode prevenir diabetes tipo 2 (DM2) e doença cardiovascular pelo controle da pressão arterial e do colesterol. “A prevenção de DM2 pode ocorrer pela ação do ácido clorogênico no metabolismo da glicose e na redução da resistência à insulina”, afirma Adriana.
Ainda segundo a nutricionista, verificou-se redução na pressão arterial sistólica e diastólica com o uso do extrato de grãos de café verde por hipertensos brandos. O extrato de café verde também ajuda no funcionamento do fígado, graças à presença de duas substâncias chamadas cafestol e kahweol. Elas estimulam a ação da enzima GST, responsável pela desintoxicação do organismo.
Suplementação de ácido clorogênico
Vale ressaltar que, por mais que o ácido clorogênico ajude no emagrecimento, a perda de peso depende também da associação dessa substância com hábitos de vida saudáveis. A forma mais eficiente de obter este ácido é a suplementação, já que o grão torrado perde boa parte dessa substância e o café verde puro não tem um sabor agradável. Por isso, extratos concentrados são a melhor aposta para quem quer obter os benefícios desse ativo.
Foto: Pixabay