AchèAchè
search
Título

É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Saúde Gastrointestinal

Por

19 de outubro de 2023

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização dos alimentos!

Água sanitária também pode ser usada para limpar vegetais


“É recomendado usar uma solução de hipoclorito de sódio para
desinfetar alimentos que são consumidos crus. Essa solução pode ser adquirida pronta no supermercado e, geralmente, fica na seção de hortifrúti. Mas, também é possível usar a água sanitária comum”, afirma o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge. 
Caso opte pela água sanitária, deve-se diluir uma colher de chá (5ml) do produto para cada 3 copos de água potável (750ml). “Coloque os alimentos mergulhados completamente na solução por pelo menos 10 minutos, antes de enxaguar com água potável. Não use alvejante, pois embora alguns tenham apenas o hipoclorito da água sanitária, outros têm aditivos que podem ser tóxicos”, alerta o médico. 

Parasitas nem sempre são vistos a olho nu


É importante fazer essa higienização mesmo que você não esteja vendo nada de errado com os vegetais que comprou no mercado ou na feira. “Geralmente, os parasitas são microscópicos: um milhão deles caberia na cabeça de um alfinete. A infecção normalmente ocorre ao se ingerir ovos ou cistos, que são microscópicos, e não o verme em si”, informa o especialista. 

Segundo o gastroenterologista, todos os alimentos ingeridos crus devem ser lavados, incluindo legumes, verduras e frutas. Vale lembrar ainda que produtos crus não devem ser misturados com alimentos cozidos, que a água utilizada na limpeza deve ser potável e que as mãos, o ambiente da cozinha e todos os utensílios devem estar limpos de iniciar o preparo das refeições. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes