AchèAchè
search
Título

DPOC: Como diferenciar os primeiros sintomas dos pigarros de quem fuma?

Asma e Bronquite
Sintomas

Por

19 de outubro de 2023

A DPOC (doença pulmonar crônica) tem grande relação com o cigarro, pois o hábito de fumar é o principal fator de risco para a sua manifestação. Além disso, os sintomas típicos da doença, como falta de ar e tosse persistente, remetem ao tabagismo, já que quem fuma costuma sentir o mesmo. Fica difícil, portanto, diferenciar os sinais de cada caso.
“Na verdade, não é possível fazer essa diferenciação. Há pacientes sem DPOC com tosse crônica e pacientes com DPOC assintomáticos. O diagnóstico da DPOC é feito através da espirometria, um exame que avalia a função respiratória e a presença de obstrução ao fluxo aéreo”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Como o tabagismo influencia na DPOC?


Como o tabagismo é o que mais resulta na DPOC e os sintomas de ambos se confundem, o hábito de fumar pode acabar ocultando a doença, o que pode ser grave. Sem diagnóstico e tratamento, cada vez mais o fluxo de ar que sai dos pulmões vai diminuir e as inflamações no local pioram, comprometendo a saúde do paciente.

“A principal causa da DPOC e de sua progressão é o tabagismo porque a prática leva à inflamação brônquica crônica e à destruição progressiva dos alvéolos pulmonares (parte pulmonar responsável por absorver o oxigênio e eliminar o gás carbônico)”. A DPOC faz com que a elasticidade natural dos brônquios e dos sacos aéreos se perca, o que resulta em ar preso nos pulmões ao expirar.

Tratamento para DPOC


Para tratar a DPOC, a principal medida é a cessação do tabagismo. “Os sintomas são tratados através de broncodilatadores e corticosteroides. Hoje em dia há vários tipos dessas substâncias, cada qual com modo de uso, duração e mecanismo de ação diferentes. Sugiro conversar com um médico para saber qual deles melhor se aplica individualmente”, conclui Dr. Alexandre.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes