AchèAchè
    search
    Título

    DPOC: Como diferenciar os primeiros sintomas dos pigarros de quem fuma?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    A DPOC (doença pulmonar crônica) tem grande relação com o cigarro, pois o hábito de fumar é o principal fator de risco para a sua manifestação. Além disso, os sintomas típicos da doença, como falta de ar e tosse persistente, remetem ao tabagismo, já que quem fuma costuma sentir o mesmo. Fica difícil, portanto, diferenciar os sinais de cada caso.
    “Na verdade, não é possível fazer essa diferenciação. Há pacientes sem DPOC com tosse crônica e pacientes com DPOC assintomáticos. O diagnóstico da DPOC é feito através da espirometria, um exame que avalia a função respiratória e a presença de obstrução ao fluxo aéreo”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

    Como o tabagismo influencia na DPOC?


    Como o tabagismo é o que mais resulta na DPOC e os sintomas de ambos se confundem, o hábito de fumar pode acabar ocultando a doença, o que pode ser grave. Sem diagnóstico e tratamento, cada vez mais o fluxo de ar que sai dos pulmões vai diminuir e as inflamações no local pioram, comprometendo a saúde do paciente.

    “A principal causa da DPOC e de sua progressão é o tabagismo porque a prática leva à inflamação brônquica crônica e à destruição progressiva dos alvéolos pulmonares (parte pulmonar responsável por absorver o oxigênio e eliminar o gás carbônico)”. A DPOC faz com que a elasticidade natural dos brônquios e dos sacos aéreos se perca, o que resulta em ar preso nos pulmões ao expirar.

    Tratamento para DPOC


    Para tratar a DPOC, a principal medida é a cessação do tabagismo. “Os sintomas são tratados através de broncodilatadores e corticosteroides. Hoje em dia há vários tipos dessas substâncias, cada qual com modo de uso, duração e mecanismo de ação diferentes. Sugiro conversar com um médico para saber qual deles melhor se aplica individualmente”, conclui Dr. Alexandre.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes