AchèAchè
search
Título

Dormir muito dá sono? Por que nos sentimos mais cansados no dia seguinte?

Cuidados e Bem-estar
Dormir bem

Por

19 de outubro de 2023

A quantidade de horas de sono necessárias para recuperar o corpo é motivo de muito debate. Segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, cada indivíduo tem seu próprio tempo ideal de sono e a quantidade necessária de horas dormidas depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada pessoa.

Dormir muito pode dar dor de cabeça


Mas, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas dormir pouco que prejudica o organismo. Dormir demais também gera consequências negativas. “Dormir em excesso pode dar a sensação de estar com muito sono e causar dores de cabeça e problemas de concentração. Isso também pode ser o sinal de que você sofre com alguns distúrbios do sono”, alerta o profissional.

Uma pessoa que dorme mais ou menos tem mais risco de desenvolver problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e complicações cardiovasculares. De acordo com o médico, a maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas de sono por dia, enquanto os adolescentes, em média, precisam de nove a dez horas e um idoso, de seis a sete horas. No entanto, é possível saber a quantidade necessária ao observar o sono e a disposição do corpo no dia seguinte.

Sono de má qualidade deixa o corpo cansado


Mas a quantidade de horas de sono não é o único elemento influenciador. A qualidade também é muito importante. “Quando o sono é restaurador, acordamos com energia e motivação, mas quando não dormimos bem os sinais são de cansaço, irritabilidade e capacidade produtiva reduzida”, afirma Yonekura. Durante o sono, o corpo se regenera e realiza a síntese de proteínas, fazendo com que o cansaço acumulado ao longo do dia desapareça.

Dormir bem é determinante para qualidade de vida, já que é durante o descanso, na fase dos sonhos, que o organismo grava o que aprendeu no decorrer do dia. Quem consegue dormir com qualidade fica mais disposto, aumenta a tolerância ao estresse, melhora a capacidade de memorização e de absorção de novas informações. É ainda durante o sono que muitos dos hormônios são repostos de forma natural.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder o sono?

Enquanto algumas pessoas costumam beber café apenas por causa do sabor, outras optam pela bebida por sua capacidade de despertar o corpo. Este efeito vem da cafeína, substância que pode prejudicar o sono. “A cafeína, presente no café, refrigerante, chá preto, chimarrão e energético, é um estimulante e não permite que o cérebro descanse apropriadamente”, […]

Artigos
Ouvir música para dormir pode prejudicar a qualidade do sono?

O hábito de ouvir música é bastante benéfico à saúde: auxilia a memória, estimula o bom humor e ajuda a estabelecer vínculos. Por outro lado, ouvir música na hora de dormir pode provocar tanto efeitos positivos quanto negativos para a qualidade do sono. O resultado dependerá do tipo de música escolhido. Música agitada na hora […]

Artigos
Insônia: principais causas, tratamento e perigos. Saiba tudo sobre a doença!

A insônia é caracterizada pela dificuldade de começar a dormir ou de manter o sono, o que pode ser agravado caso ela seja crônica. Neste caso específico, o problema dura por um período de tempo maior do que o normal. Muitos fatores podem causar a insônia e a identificação dos seus sinais deve ser feita […]

Converse com um dos nossos atendentes