A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 25% dos brasileiros, segundo dados de 2016 do Ministério da Saúde. O problema danifica os vasos sanguíneos e afeta toda a saúde do corpo. Apesar de a maior parte dos casos de hipertensão não apresentar sintomas, a dor na nuca pode incomodar alguns pacientes com pressão alta.
Pressão alta descontrolada pode causar dor na nuca e falta de ar
“No nosso país, cerca de 80% da população hipertensa só descobre o problema quando sofre o primeiro infarto ou o primeiro AVC, pois se trata de uma doença silenciosa e insidiosa, mas a dor na nuca pode ser um sintoma de hipertensão mal controlada“, afirma o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira.
Outras queixas que podem aparecer em pacientes com a pressão alta descontrolada são náuseas, vômitos, dor de cabeça, falta de ar, tontura, visão turva e até os escotomas, pontos brilhosos na visão. Muitos desses sintomas são consequências da ação da hipertensão não tratada adequadamente em órgãos do corpo, como olhos e cérebro.
Hipertensão descontrolada danifica os rins e o cérebro
“Se o paciente apresentar esses sintomas, é importante procurar um cardiologista para fazer uma investigação e, se confirmada a doença, iniciar o tratamento“, recomenda o profissional. O tratamento é fundamental para estabilizar a pressão arterial e impedir que a doença continue agredindo os órgãos-alvos que, além dos olhos e do cérebro, também incluem os rins e o coração.
O tratamento da hipertensão é feito com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, que agem em diversas vias do corpo ligadas ao aumento da pressão arterial. Outras medidas importantes são mudanças na alimentação, diminuindo o consumo de sal, produtos industrializados e alimentos gordurosos, redução do estresse e prática regular de atividades físicas de intensidade moderada.
Foto: Shutterstock