search
    Título

    Dieta para emagrecer: ter um dia livre na semana pode prejudicar resultados?

    Uncategorized

    Por

    Uma dieta em que é permitido comer o que quiser em um dia parece bastante atrativa e realmente é. Para algumas pessoas, saber que haverá uma “recompensa” após seguir firme a linha de restrições alimentares propostas no fim da semana serve como estímulo. Porém, isso está longe de ser regra e, na realidade, não funciona tão bem assim.   
    “Ter um dia livre na dieta está totalmente relacionado a uma plano alimentar altamente restritivo, no qual o indivíduo espera ansiosamente por este dia, o que reflete um comportamento pouco saudável e uma grande insatisfação com a dieta proposta. Além disso, pode levar alguns pacientes a ter mais uma patologia: a compulsão alimentar”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

    Proposta do ‘dia do lixo’ deve dar lugar a um plano alimentar individualizado


    Segundo a especialista, um plano alimentar baseado na rotina e na individualidade do paciente é a melhor proposta para que não seja necessário este “dia do lixo” e para que ele se engaje melhor no processo de perda de peso. “Este plano vai propor
    modificações nos hábitos alimentares, as quais serão maiores ou menores dependendo da rotina do indivíduo. Essas mudanças não serão de um dia para o outro, serão atingida aos poucos, mas com o objetivo de que se perpetuem por toda a vida”, explica a profissional.
    É fundamental que o paciente aprenda, dentro dos novos hábitos, a fazer boas escolhas alimentares, percebendo que há como apreciar e sentir prazer com os novos pratos. “Estas boas escolhas permitem que o paciente consiga manter uma regra para o seu dia a dia, com exceções alimentares, e sem precisar ter um dia exclusivo para comer besteira, pois saberá que dentro da exceção ainda existem opções boas”, destaca Ana Paula.

    Ter um dia livre da dieta pode fazer paciente se afastar do tratamento


    Em resumo,
    vale mais educar o paciente (sem que isso signifique privá-lo de inúmeros alimentos e da vida social que o cerca), obtendo resultados para uma vida inteira, do que orientá-lo a comer tudo que quer em um único dia e sem oferecer algo que realmente agrade seu paladar nos outros. “Isto o levará ao sofrimento e irá afastá-lo do plano alimentar e de ter uma vida com saúde”, alerta.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes