De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 16 milhões de diabéticos no Brasil. Mesmo com um número alto, que corresponde a cerca de 8% da população brasileira, o diabetes ainda é cercado por mitos e informações duvidosas. Um deles diz que o consumo excessivo de açúcar causa a doença metabólica. Será que é verdade?
A obesidade pode favorecer o desenvolvimento do diabetes
Segundo a endocrinologista Daniele Zaninelli, o exagero no consumo do açúcar pode levar ao diabetes, mas a substância não deve ser considerada uma vilã. “A ingestão excessiva de açúcar está associada ao ganho de peso. A obesidade é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença”, explica a médica.
A profissional afirma que alguns estudos têm demonstrado que existe uma relação entre o consumo excessivo de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, bebidas energéticas, sucos e chás industrializados, e o aumento do risco de desenvolvimento do diabetes. No entanto, o açúcar é importante para o metabolismo e não deve ser completamente eliminado da alimentação.
Pacientes diabéticos devem consumir o açúcar com moderação
A solução, portanto, passa pela adoção de uma dieta que, de acordo com Daniele, não é muito diferente da dieta recomendada para a população em geral. “Os pacientes diabéticos devem ser estimulados a substituir carboidratos refinados e alimentos com adição de açúcar por grãos integrais, legumes, vegetais e frutas”, aconselha a especialista.
Por outro lado, o consumo de bebidas adoçadas com açúcar e de produtos processados, classificados com baixo teor de gordura ou sem gordura, deve ser fortemente desencorajado, segundo a endocrinologista. A médica diz ainda que o consumo de frutas deve ser realizado com moderação, já que também têm carboidratos e, em excesso, podem favorecer o ganho de peso.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876
Foto: Shutterstock