O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela deficiência na produção do hormônio insulina ou ainda pela resistência que as células do corpo apresentam a sua ação. A doença requer uma série de cuidados com a saúde para evitar complicações, como as maiores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, infecções e o pé diabético.
Desafios da dieta de um diabético
A atenção com a dieta é um dos aspectos mais comentados quando o assunto é o diabetes. Muito se fala no consumo de produtos doces e refrigerantes, por causa da alta quantidade de açúcar. No entanto, existem alguns alimentos salgados que também oferecem riscos aos portadores de diabetes.
Estes alimentos são os carboidratos, que contêm açúcar sacarose. “Quando o diabético consome uma quantidade maior de pão, arroz, batata, mandioca, massa, inhame, milho e outros carboidratos, poderá ter aumento da taxa de glicose acima do padrão normal”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
Consuma com moderação
Não é preciso excluir doces e carboidratos da alimentação. De acordo com a nutricionista, além de reduzir o consumo, “podemos escolher as suas versões diet e deixar os normais para ocasiões especiais como festas, casamentos, aniversários, desde que a pessoa esteja com a glicemia bem controlada e ela seja disciplinada”.
Por outro lado, existem alguns alimentos que ajudam a manter os índices de glicose sob controle. “A aveia contém uma fibra chamada de beta-glucana que controla a glicose e o colesterol simultaneamente. O óleo de oliva, a soja e o ômega 3 dos peixes também ajudam no controle da glicose”, indica Adriana.