A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele caracterizada pelo surgimento de placas avermelhadas. A doença, segundo a dermatologista Kaliandra Cainelli, costuma aparecer já na infância, principalmente nas regiões de dobras do corpo, associada a prurido e, em alguns casos, infecções secundárias. Uma das formas de tratamento é o uso de corticoides.
Corticoides diminuem inflamação da dermatite atópica
Os corticoides são medicamentos prescritos por um médico para tratar o paciente durante um episódio agudo de dermatite atópica. “O uso pode ser seguro desde que feito sob orientação de um dermatologista. Sua atuação promove uma ação anti-inflamatória, revertendo o quadro da doença e retirando o paciente do quadro de crise”, afirma a profissional.
Há ainda outras medidas importantes para o tratamento da dermatite atópica, como manter a pele hidratada com o uso de sabonetes e hidratantes adequados, além de evitar banhos quentes. “Para casos de intenso prurido devemos usar anti-histamínicos e, nos casos graves da doença, há necessidade do uso de imunossupressores”, explica Kaliandra.
Coceira da dermatite atópica pode facilitar infecções bacterianas
Evitar e tratar a coceira causada pela dermatite atópica deve ser uma das prioridades do tratamento. Ao coçar a pele, o paciente acaba alimentando um ciclo vicioso que provoca ainda mais vontade de coçar. O problema pode machucar a pele e favorecer o desenvolvimento de infecções bacterianas, que deverão ser combatidas com antibióticos e outras medicações.
Quando a crise passar, o paciente deve continuar se consultando com um dermatologista e adotando cuidados para prevenir novos episódios da doença. O contato da pele com estímulos externos pode facilitar a volta dos sintomas. Poeira, calor, transpiração, cosméticos, estresse, ansiedade e até mesmo tecidos de roupas, como lã e materiais sintéticos, devem ser evitados.
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br
Foto: Shutterstock