AchèAchè
    search
    Título

    De que forma a atividade física fortalece os ossos?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoporose é uma condição que enfraquece os ossos, tornando-os menos densos e porosos, e que deixa o paciente mais suscetível a traumas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), atividades físicas praticadas regularmente são uma das principais formas de prevenir a doença e suas fraturas ósseas.

    “Os exercícios fortalecem a musculatura e aumentam a massa magra, além de ajudar no equilíbrio do corpo. Esse conjunto de benefícios reduz quedas e, consequentemente, diminui o risco de fraturas, principal morbidade e causa de mortalidade na osteoporose. Além disso, também há a possibilidade de aumentar a formação de tecido ósseo de boa qualidade, ou seja, mais forte”, explica a reumatologista Ingrid Koehlert.

    Exercício físico mais recomendado para osteoporose é aquele que fortalece ossos e músculos


    Segundo a médica, as práticas mais indicadas para pacientes com osteoporose são aquelas que promovem o fortalecimento muscular: “É recomendado fazer exercícios para ganho de força, ou seja, aqueles em que você trabalha com peso, seja externo ou do seu próprio corpo, além de
    exercícios que treinam o equilíbrio e o alongamento”.

    Entre as práticas mais indicadas estão as de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica, bicicleta e natação, e as que promovem resistência e força, como o pilates e a musculação. Se por um lado, as atividades físicas podem ajudar no tratamento de osteoporose, a sua ausência pode contribuir para que o quadro se agrave. A SBR considera o sedentarismo como um fator de risco para o desenvolvimento da osteoporose.

    Atividades físicas devem ser feitas com acompanhamento médico


    Vale mencionar que a escolha do melhor tipo de exercício deve ser feita com a ajuda de um especialista, a partir da avaliação da idade e das condições físicas do paciente, já que praticá-los sem acompanhamento pode intensificar os danos causados pela osteoporose. “Devem ser evitadas as atividades que fazem flexão anterior da coluna, com muita carga e de grande impacto, principalmente os que sobrecarregam a coluna, pois elas aumentam o risco de fraturas em pacientes com ossos fracos”, alerta Dra. Ingrid.


    Dados da
     Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/prevencao-para-osteoporose/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes