AchèAchè
    search
    Título

    Por que o banheiro pode ser uma área da casa perigosa para quem tem osteoporose?

    Uncategorized

    Por

    Quem tem osteoporose precisa ter alguns cuidados para evitar quedas e traumas capazes de fraturar os ossos. E esses cuidados devem ser tomados até mesmo dentro de casa, já que boa parte dos acidentes que provocam as fraturas ósseas acontece na própria residência. O banheiro é uma das áreas mais perigosas para quem tem osteoporose. Veja o por quê!

    Quem tem osteoporose podem sofrer fraturas no banheiro


    “O banheiro é um dos cômodos da casa onde a maior parte das quedas acontece, por muitas vezes não haver locais de apoio adequado para o paciente se levantar ou se apoiar e também pelo contato com o piso molhado, que pode facilitar escorregões e quedas”, afirma a geriatra Thaísa Segura.  

    Após o diagnóstico da osteoporose, é preciso adequar o banheiro e outras partes da casa do idoso à sua nova realidade. Assim, será possível diminuir os riscos de quedas e, consequentemente, de fraturas. “Instalar barras de apoio atrás do vaso sanitário e dentro do box de banho, colocar assento elevado no vaso, retirar o box de vidro para evitar acidentes e colocar tapete antiderrapante dentro da área de banho” são algumas recomendações da especialista.

    Que mudanças devem ser feitas no banheiro?


    Para os outros cômodos da casa, vale instalar piso antiderrapante e corrimão nas escadas, retirar tapetes, melhorar a iluminação de ambientes escuros e proteger a quina dos móveis. É importante também manter livres os corredores e espaços apertados e evitar deixar objetos no chão, como brinquedos de crianças.

    Além disso, é fundamental seguir as medidas indicadas pelo médico para o tratamento, que tem como objetivo frear o enfraquecimento dos ossos e até aumentar sua densidade mineral. Isso é possível com uma alimentação rica em cálcio e vitamina D, exposição segura à luz solar, suplementação de nutrientes, prática de exercícios físicos e uso de medicamentos. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes