search
Título

De olho na balança: como a obesidade afeta a pressão arterial?

Obesidade
Sintomas

19 de outubro de 2023

A pressão arterial é a força exercida pelo sangue nas artérias de todo o corpo. Em alguns pacientes, os números dessa pressão alcançam níveis considerados perigosos para a saúde. É chamada hipertensão, uma doença causada por inúmeros fatores. Entres eles estão a predisposição genética, o sedentarismo, o consumo excessivo de sal e a obesidade.

Uma das causas da hipertensão


Um indivíduo obeso apresenta diversas modificações no organismo que influenciam na pressão arterial. “Desde o sobrepeso ao obeso mórbido, a obesidade propicia a hipertensão arterial por diversos mecanismos, como sobrecarga dos fígados, sobrecarga dos rins, ingestão de alimentos com alto teor de sódio e gorduras”, afirma o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal.

Além disso, a gordura que se acumula na barriga de pacientes obesos é bastante prejudicial à saúde. Elas estão ligadas à atuação de células responsáveis pelo enrijecimento dos vasos sanguíneos. Como consequência, a capacidade de transportar o sangue diminui e a pressão arterial aumenta.

Para reduzir os riscos


Nem todos os obesos são hipertensos, mas todo obeso tem maiores riscos de desenvolver a hipertensão, o que comprova a necessidade de cuidados com a saúde. A obesidade requer uma série de mudanças no dia a dia, começando pela diminuição do peso. “A redução do peso já diminui em até 20mmHg a pressão arterial, podendo, muitas vezes, normalizá-la. Isso ocorre depois de cirurgias bariátricas, em que há perda rápida do peso”, explica o médico.

Dr. Benjamin recomenda que o paciente obeso receba o auxílio de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de diversas especialidades. Isso possibilita tratar diretamente as causas da obesidade e suas comorbidades, como diabetes, hipotireoidismo e doenças ortopédicas. Mudanças na alimentação e prática de atividades físicas são indispensáveis para o tratamento.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A obesidade é uma doença com componente genético?

Comer sem controle, sem uma educação alimentar, e não praticar exercícios físicos, são as principais causas para uma pessoa vir a sofrer com a obesidade, certo? No entanto, há outro motivo, nem tão conhecido do grande público, que pode desencadear a doença: o fator genético. Sim, os pais podem influenciar no futuro da criança e […]

Artigos
Obesidade: Por que o corpo não é capaz de se livrar do excesso de gordura da alimentação?

Uma alimentação desregrada, excessiva e pouco nutritiva contribui significativamente para o ganho de peso, que pode resultar em obesidade. Como o corpo de fato não é capaz de eliminar a quantidade de gordura proveniente de refeições exageradas, o que sobra acaba se acumulando no organismo, prejudicando a saúde do indivíduo em várias frentes.    Fatores […]

Artigos
Atividade física e reeducação alimentar são importantes contra obesidade

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no corpo, expondo o organismo a maiores riscos de ter doenças cardiovasculares e articulares, diabetes e outros problemas de saúde. Por isso, a obesidade exige cuidados constantes que envolvem a prática frequente de atividades físicas e a reeducação alimentar. Reeducação alimentar ajuda a emagrecer […]

Converse com um dos nossos atendentes