AchèAchè
search
Título

Da picada do mosquito aos sintomas: quanto tempo demora?

Dengue e Febre amarela
Sintomas

Por Dra. Diana Ventura

19 de outubro de 2023

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca uma grande variedade de sintomas. Febre alta, acima dos 39 graus Celsius e de início súbito, dores no corpo, dores articulares, dor de cabeça e atrás dos olhos, além de náuseas, vômitos, diarreia e fraqueza intensa são os mais comuns. No entanto, estes sintomas demoram alguns dias para incomodar a pessoa infectada pelo vírus.

Sintomas de dengue surgem quantos dias depois da picada

Os sintomas podem levar entre 2 e 10 dias para aparecer. “Habitualmente, os sintomas da dengue surgem a partir do terceiro dia depois da picada do vetor, com uma média de cinco a seis dias. Nesse período de incubação, a pessoa infectada não é capaz de transmitir o vírus, caso seja picada por outro mosquito”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Principais sintomas de dengue

Os casos graves de dengue podem apresentar, além dos sintomas comuns de dengue:

  • Dor abdominal intensa e persistente;
  • Sangramentos nas mucosas;
  • Vômitos constantes;
  • Hipotensão e choque.

“Estes sintomas de gravidade, chamados de sinais de alerta, decorrem da perda de fluido através da parede dos vasos sanguíneos e costumam coincidir com o desaparecimento da febre, o que acontece em torno do quarto ou quinto dia da doença”, detalha a médica.

Tratamento para dengue

Segundo a profissional, não existem terapias específicas para combater a dengue. O tratamento médico é apenas de suporte. A hidratação é a parte mais importante e é capaz de salvar a vida do paciente quando feita de forma precoce e adequada. A reposição de líquidos pode ser via oral ou via endovenosa, dependendo da gravidade do quadro da dengue.
“Outras medidas incluem o tratamento da dor, da febre e dos demais sintomas com o emprego de medicamentos analgésicos, antitérmicos e antieméticos (responsável para o alívio de enjoos). Repouso com afastamento do trabalho também é essencial para a recuperação do paciente”, informa Diana. A especialista reforça que o uso de anti-inflamatórios e de ácido acetilsalicílico é contraindicado em casos de dengue em função do risco de complicações hemorrágicas.

Newsletter
Tags
aedes aegypti
dengue
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Não deixe a dengue te pegar: fique atento à sua atitude!

Você já deve ter ouvido que a dengue é uma doença febril aguda, de origem viral, transmitida pelo Aedes aegypti, principal mosquito vetor. Ela pode se manifestar desde uma evolução benigna na forma clássica até uma evolução grave, quando se apresenta na maneira hemorrágica ou com complicações. Sabe-se que o Aedes aegypti é originário do Egito e vem […]

Artigos
Tratamentos para dengue: Existem? Que atitudes podem ajudar?

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2022, ela foi responsável por mais de 1000 mortes no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Por esse e outros motivos se torna tão importante consumir informação e prevenir a circulação do vírus.  Mas para aqueles que já estão […]

Artigos
A picada do Aedes aegypti gera alguma reação incomum na pele ou parece uma picada comum de mosquito?

Conhecido por ser o mosquito transmissor de doenças como a dengue e febre amarela, o Aedes aegypti não provoca nenhuma lesão ou irritação na pele com a sua picada, a qual costuma passar despercebida, sem causar coceira ou dor. Mais do que isso, o mosquito não dá nem sinal de que está por perto, já […]

Converse com um dos nossos atendentes