Em níveis brandos, a ansiedade é uma sensação normal, que não representa problema algum. Porém, as versões mais graves podem comprometer significativamente a qualidade de vida, especialmente quando há crises. Caso um indivíduo tenha crises de ansiedade no trabalho, por exemplo, pode ser necessário até mesmo um afastamento profissional visando uma recuperação.
Como evitar que a ansiedade atrapalhe no trabalho?
“Quando o indivíduo apresenta problemas de sono, cansaço excessivo, ansiedade ou depressão e, principalmente, está perto de chegar a um colapso (hoje conhecido como burn out), é preciso que haja uma avaliação médica. Por vezes a medicação e o afastamento do trabalho podem ser necessários”, afirma o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.
Se o profissional for diagnosticado com algum transtorno, será necessário adotar um tratamento específico, com uso regular de remédios e psicoterapia, para permitir um maior bem-estar no ambiente de trabalho. Já no caso da ansiedade leve, esses métodos podem até não ser usados, mas é importante buscar alternativas para se manter equilibrado.
Cuidar da saúde ameniza os sintomas
Muitas vezes a ansiedade no trabalho é provocada por fatores externos comuns à rotina da maioria das pessoas, como sono ruim, acúmulo de tarefas, falta de organização, preocupações e hábitos ruins de vida (tabagismo, consumo de álcool em excesso, sedentarismo). Portanto, cuidar da saúde, além de buscar sempre desenvolver atividades prazerosas, é fundamental para amenizar os sintomas.
Caso a ansiedade de um funcionário esteja sendo gerada pelo estresse do trabalho, pode ser interessante conversar com o líder da equipe e propor mudanças. “Somente em casos de extrema fragilidade nas relações de trabalho é que se faz necessário a mudança de emprego”, destaca Miguel. Mesmo assim, o ideal é buscar tratamento para que as crises não sejam mais um incômodo.
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